[weglot_switcher]

Portuguesa Tecnoveritas ganha contrato de 6 milhões de euros

A empresa de engenharia e soluções tecnológicas de eficiência energética está a renovar navios da companhia de cruzeiros de luxo francesa Ponant.
21 Maio 2023, 12h14

A empresa portuguesa Tecnoveritas, especializada em engenharia e soluções tecnológicas de eficiência energética para o sector naval, assinou um contrato de seis milhões de euros com a companhia de cruzeiros de luxo francesa Ponant para modernização de quatro navios. O projeto de remodelação e melhoria ambiental envolve um investimento de aproximadamente 1,5 milhões de euros por barco.

A Compagnie du Ponant escolheu uma tecnologia 100% nacional para alterar as métricas de sustentabilidade de quatro navios da classe Boreal, sendo que a modernização de dois navios deste armador está concluída e, na semana passada, arrancou a do terceiro.

“Ao fazermos esta atualização ambiental dos navios, estamos a dar-lhes uma nova vida, pois deixam de estar limitados às zonas rotas e aos portos a que poderiam aceder, devido ao nível de poluição emitido, e podem, agora que são navios mais verdes e sustentáveis, navegar por outros locais que até então lhes estariam ‘vedados’, como os Fiordes da Noruega”, explica o CEO da Tecnoveritas, Jorge Antunes.

Em causa está um projeto que contempla a customização da solução do sistema SCR (Selective Catalytic Reactor), desenvolvidos pelos portugueses, bem como a monitorização de emissões a bordo e à distância utilizando o BOEM, um software baseado na nuvem (cloud). Assim, é possível reduzir as emissões de óxidos de azoto em mais de 80%.

A Compagnie du Ponant, liderada por Hervé Gastinel, precisa de tornar os Boreal mais ecológicos, porque antecipou em quase três anos a necessidade de estar em conformidade com os IMO Tier III, os padrões de emissões para a navegação, e refrescar a indústria de cruzeiros com estau consciência ambiental.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.