[weglot_switcher]

Portugueses aproveitam feriados para visitar Ponta Delgada, Paris e Barcelona

Os feriados e pontes da segunda semana de junho são o mote para o aumento, em 47%, de viagens de turistas lusos, quer para destinos nacionais como internacionais.
  • David McNew/REUTERS
7 Junho 2017, 07h30

Paris, Ponta Delgada e Barcelona serão as cidades mais visitadas pelos turistas portugueses na semana de 9 a 18 de junho. está uma das conclusões obtidas na mais recente análise da eDreams, agência de viagens online da Europa, desenvolvida a partir das reservas efetuadas pelos viajantes nacionais nesta que é uma das semanas mais procuradas para férias pré-verão.

A capital francesa continua a assumir as preferências dos viajantes, ao ocupar o primeiro lugar no ranking geral eDreams, com 11% dos turistas portugueses a elegeram a capital francesa para umas mini férias. Ponta Delgada e Barcelona ocupam a segunda e terceira posições do top de destinos, com um aumento considerável de turistas, de 83% e 199% respetivamente, face ao período homólogo de 2016. A Ilha Terceira, nos Açores é também um dos destinos que regista um maior crescimento, ao subir 15 posições e posicionar-se na oitava posição em 2017, com um aumento de visitantes na ordem dos 280%.

Londres, Funchal, Madrid, Amesterdão, Roma e Genebra completam o top de cidades mais visitadas pelos turistas nacionais nesta época do ano.

No geral, 75% dos viajantes lusos que aproveita os feriados e pontes para umas mini-férias fica entre 1 a 6 dias de visita ao local de destino, sendo que apenas 9% aproveita 7 dias da sua estada e 12% entre 8 a 14 dias.

Sobre o que pode ter influenciado este aumento significativo de viagens importa ainda reter o facto de, em média, os preços de voos terem registado um pequeno decréscimo na ordem dos 4%, fixando-se em 2017 nos 175 euros. Madrid é, em média, a cidade mais barata para viajar nesta época do ano, com o preço médio de voos a fixarem-se nos 101 euros, seguida da Ilha Terceira, cujos voos rondam os 110 euros e Genebra, 116 euros.

Lisboa: principal porta de saída de turistas lusos

O Aeroporto Humberto Delgado é o ponto de saída de 65% de viajantes portugueses que, entre 9 e 18 de junho tencionam passar uns dias num local diferente, dentro ou fora de Portugal. Porto e Faro posicionam-se na segunda e terceira posições respetivamente, ao serem responsáveis por 31% e 2% das saídas de Portugal Continental.

Sobre esta análise importa salientar que os dados apresentados correspondem às reservas efetuadas pelos turistas portugueses nas plataformas da eDreams entre 1 de janeiro e 24 de maio 2017, para férias a realizar entre 9 e 18 de junho 2017. O crescimento anual e crescimento percentual de cada destino são calculados tendo em conta as viagens reservadas no mesmo período do ano anterior.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.