[weglot_switcher]

Portugueses concordam com acusações de André Ventura a ciganos

Numa sondagem realizado pela Aximage, a pedido do Correio da Manhã e Jornal de Negócios, a maioria dos inquiridos (de vários partidos políticos diferentes) disse concordar com as declarações do candidato do PSD a Loures sobre a alegada dependência da comunidade cigana a subsídios.
3 Setembro 2017, 20h31

A maioria das pessoas concorda com as declarações do social-democrata André Ventura, que acusou a comunidade cigana de viver às expensas de subsídios do Estado. A conclusão é de uma sondagem, que inclui uma amostra de 597 eleitores, realizada pela Aximage, a pedido dos jornais Correio da Manhã e Jornal de Negócios.

A questão colocada pedia aos inquiridos que dissessem, com toda a sinceridade e independente de opções políticas, se concorda ou não com as palavras do candidato do PSD à Câmara de Loures, uma referência a um suposto favorecimento a ciganos na atribuição de habitações sociais e ocupação de espaços públicos, defendida por André Ventura numa entrevista .

A grande maioria dos inquiridos (67,8%) disse concordar, enquanto apenas um quarto (25,2%) reportou não concordar. Entre os restantes, 3,3% afirmou não ter opinião e 3,7% não concorda nem discorda.

A sondagem incluiu pessoas de todos os partidos, sendo a maior taxa de concordância encontra-se entre inquiridos com preferência pelo CDS-PP. Segue-se o PSD, depois abstencionistas e os terceiros são eleitores que votam votam em branco ou anulam o boletim.

Em quarto e quinto lugar aparecem os eleitores do PS e da CDU, respetivamente, enquanto a aprovação mais baixa está entre eleitores que escolhem o Bloco de Esquerda. De qualquer forma, em todos os universos políticos, a concordância fica acima de 50%, segundo os dados pedidos pelo CM e pelo Negócios.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.