[weglot_switcher]

Portugueses entre europeus com maiores níveis de stress

A Grécia lidera o ranking e é, assim, considerado o país europeu com níveis de stress mais acentuados. Portugal não está, contudo, muito abaixo na tabela: ocupa o terceiro lugar. Já Dinamarca destaca-se como país com níveis de stress mais baixos do Velho Continente.
5 Junho 2023, 10h25

A Grécia é o país europeu com níveis de stress mais elevados, contrastando com a Dinamarca, que ocupa o extremo oposto dessa tabela, concluiu um estudo divulgado esta segunda-feira. Já Portugal está próximo do topo do ranking, sendo o terceiro país do Velho Continente com níveis de stress mais acentuados.

A análise agora conhecida tem em conta, além do stress, a tristeza, o prazer, a prevalência da ansiedade, a prevalência da depressão e o número de horas trabalhadas por semana. Todos estes factores compõem um indicador, a chamada pontuação de stress, que varia entre zero e 100.

Com 71,8 pontos, a Grécia destaca-se como país europeu com níveis de stress mais graves, sendo que contabiliza a taxa de prevalência de depressão mais elevada do Velho Continente. Mais de seis em cada dez residentes gregos sentiram episódios depressivos no último ano, indica o estudo, que acrescenta que 57% dos inquiridos da Grécia reportaram também sentir frequentemente stress. É a segunda fatia mais elevada entre todos os países analisados.

Já em segundo lugar aparece a Turquia, com uma pontuação de stress de 71,2. Neste caso, 64% dos residentes indicaram sentir stress com frequência e 49% revelaram sentir tristeza regularmente. “A Turquia é também o país com o número de horas trabalhadas mais elevado. Este factor contribui para que seja o segundo país europeu com maiores níveis de stress“, realça a análise.

A fechar o pódio aparece Portugal: 5,88% dos inquiridos indicaram sentir-se frequentemente deprimidos e 9,08% revelaram sentir ansiedade com regularidade. No total, Portugal conseguiu uma pontuação de 68,4 no referido indicador de stress, sendo importante notar que, tradicionalmente, este país também aparece entre aqueles com mais horas trabalhadas.

Em contraste, com 21,7 pontos, a Dinamarca conseguiu a posição de país da Europa menos afligido pelo stress. Neste caso, apenas 21% dos inquiridos disseram sentir stress com frequência e só 5,43% referiram a ansiedade.

Este estudo foi conduzido pelos especialistas da CBDolie, empresa holandesa dedicada ao óleo de CBD.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.