[weglot_switcher]

Portugueses fazem mais lixo e reciclam cada vez menos

Segundo os dados da APA, em 2017 os portugueses produziram 5,007 milhões de toneladas de lixo mais 2% que em 2016, sendo o quarto ano consecutivo de aumento.
7 Novembro 2018, 12h27

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) recolheu dados de 2017 e concluiu no relatório anual que os portugueses estão a produzir mais lixo e a reciclar menos.

De acordo com os dados da APA, citados pela ”SIC Notícias” esta quarta feira, em 2017 os resultados mostram que os portugueses produziram 5,007 milhões de toneladas de lixo mais 2% que em 2016, sendo o quarto ano consecutivo de aumento.

Os dados referem também que  os resíduos recicláveis recuperados diminuíram quase 50 mil toneladas comparando com 2012, o que corresponde a uma descida de 9%.

No que respeita ao resíduos depositados em aterro houve um aumento de 2% em relação a 2016, invertendo a tendência de diminuição que se estava a registar desde 2012.

“A conclusão fundamental é que os esforços e investimentos que têm vindo a ser feitos no sentido do aumento da deposição seletiva, não têm tido os devidos reflexos nos comportamentos da população”, sublinha a APA.

A APA sugere que seja feita uma “análise das possíveis alternativas para combater e inverter esta situação e iniciar a sua implementação de forma a ser possível atingir os valores definidos para 2020”. Propõe também que as pessoas que façam a separação do lixo tenham um incentivo financeiro e que seja implementada uma penalização para quem não o faça.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.