[weglot_switcher]

Portugueses não largam o automóvel

Apenas 8,7% dos portugueses utilizam os transportes públicos como principal forma de deslocação.
  • Mark Blinch / Reuters
21 Setembro 2016, 14h14

O automóvel é o meio de transporte mais utilizado pelos portugueses, como condutores e como passageiros, sendo o principal meio de transporte de 70,4% dos inquiridos no âmbito do  projeto ESRA (European Survey of Road users’ safety Attitudes), divulgou hoje a Prevenção Rodoviária Portuguesa, que assinala, assim, a Semana Europeia  da Mobilidade e o Dia Europeu Sem Carros.

Este valor é superior à média europeia, que se situa nos 61,5% e coloca os portugueses como um dos países com mais utilização deste tipo de veículo, entre os países inquiridos.

Já no que diz respeito aos transportes públicos,  apenas 8,7% dos portugueses mencionam este meio como a sua principal forma de transporte e cerca de 30% como um dos três que mais utiliza, em contraste com a média europeia de 9,8% e cerca de 38% respetivamente.

O modo de transporte menos utilizado pelos portugueses é a bicicleta. Apenas 0,2% refere este meio de transporte como principal forma de deslocação e 7,6% um dos três meios de transporte que mais utiliza, em contraste com a média europeia de 4,8% e 24,9% respetivamente.

Para José Miguel Trigoso, presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, estes dados “confirmam a tendência expectável. Os portugueses continuam a preferir mais o automóvel do que a média dos países europeus, e são resistentes a meios de transporte mais sustentáveis para o ambiente, como os transportes públicos e a bicicleta”.

O projeto ESRA, que se foca nas opiniões, atitudes e comportamentos dos utentes da estrada, é uma iniciativa conjunta de instituições de segurança rodoviária e centros de investigação, de 17 países europeus, entre os quais Portugal .

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.