[weglot_switcher]

Portugueses entre os que menos poupam na zona euro

Taxa de poupança das famílias portuguesas está entre as mais baixas da Zona Euro. Só os gregos poupam menos do que os portugueses.
30 Novembro 2016, 08h48

De acordo com uma versão preliminar de um estudo da Universidade do Minho que será apresentado esta quarta-feira na conferência da Associação Portuguesa de Seguradores, no CCB, a taxa de poupança das famílias portuguesas está entre as mais baixas da Zona Euro, tendo caído mais de 8% na última década

Só a Grécia tem uma taxa mais baixa do que Portugal. Entre 1995 e 2015, as poupanças dos portugueses caíram de 12,5% para 4,2%. Fora da eurolândia, apenas o Reino Unido aparece com uma taxa de poupança com comportamento próximo do português.

Juntando os três escalões no topo dos rendimentos, verifica-se que 30% dos mais ricos são responsáveis por 85% da poupança total. Entre 2005 e 2010, a poupança tornou-se ainda mais concentrada no grupo de famílias com rendimentos mais elevados.

Em contraste, só o ano passado, os mais endividados pertencem à faixa etária entre os 30 e os 65 anos, que representam 50% da população e detinham 93% do endividamento total das famílias portuguesas.
O Credito à habitação representa cerca de 80% do total de endividamento concentrado das famílias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.