[weglot_switcher]

Portugueses passam 13 horas por semana nas redes sociais. Estas cinco dicas podem otimizar o seu tarifário de dados móveis

A preferência dos utilizadores portugueses continua a ser o Facebook, que apresenta uma média de 4,2 horas de utilização por semana, seguido pelo Instagram, com 3,3 horas semanais e, em terceiro lugar, o TikTok com 2,3 horas.
29 Junho 2022, 11h35

Esta quinta-feira celebra-se o ‘Dia Mundial das Redes Sociais’, sendo hoje uma ferramenta indispensável para a maioria das pessoas que, do Facebook ao TikTok, dedicam partes substanciais do seu dia ao scroll dos respetivos feeds, quer seja para manter o contacto, ainda que à distância, com familiares e amigos ou, por outro lado, para estar a par das tendências da sociedade e, ainda, consumir produtos através do comércio eletrónico.

Segundo o estudo ‘Digital Consumer Survey Portugal 2021’, elaborado pela consultora Nielsen e Dynata, os portugueses passam, em média, 13 horas semanais nas redes sociais, num total de 72 horas que se encontram conectados.

A preferência dos utilizadores portugueses continua a ser o Facebook, que apresenta uma média de 4,2 horas de utilização por semana, seguido pelo Instagram, com 3,3 horas semanais e, em terceiro lugar, o TikTok com 2,3 horas.

Juntando o tempo passado nas redes sociais com o restante consumo de internet, o respetivo peso nos tarifários de dados móveis pode ser substancial e, desta forma, implicar custos extra ou o impedimento de aceder durante parte do mês, aos cibernautas portugueses. Assim, com a ajuda da Selectra, apresentamos-lhe cinco dicas para otimizar o seu consumo de internet através do telemóvel.

Instale as versões ‘Lite’ das aplicações

O Facebook, Instagram e Whatsapp são algumas das aplicações que têm versões Lite que, para além de ocuparem menos espaço de armazenamento, utilizam bastante menos dados. E embora algumas das definições possam não ser exatamente idênticas, na prática continua a desempenhar as funções principais utilizando muito menos MB de internet.

Ative a opção de poupança de dados

Sabia que pode alterar as definições destas plataformas para que utilizem menos dados? No caso do Instagram, por exemplo, basta abrir o ícone das ‘Definições’ no seu perfil, selecionar a opção ‘Conta’ e em seguida ativar a poupança de dados na categoria ‘Utilização de dados móveis”.

Desative as atualizações e downloads automáticos

A maioria das aplicações tem ativada a opção de atualização automática, o que significa que sempre que é necessário instalar uma nova versão, o seu dispositivo está configurado para que isso seja feito sem ser necessária a sua autorização. Assim, e para evitar gastar dados móveis, deve desativar esta opção nas configurações do seu telemóvel, bem como os downloads automáticos dos ficheiros do WhatsApp, que estão ativados desde o momento em que instala a aplicação.

Ajuste a resolução dos vídeos

Quer continuar a ver os vídeos que recebe nas redes sociais? Não se preocupe porque existem maneiras de fazê-lo que são mais eficientes e utilizam muito menos dados. Para isso basta ajustar a resolução com que eles estão a ser transmitidos e escolher uma qualidade inferior à que tem agora.

Escolha um tarifário adequado às suas necessidades

Este é talvez o conselho de ouro e que mais diferença irá trazer à sua vida. Isto é, se já sabe que costuma ultrapassar a quantidade de dados móveis que tem contratada, o melhor será mesmo optar por uma tarifa com dados móveis ilimitados.

Para quem não gosta de ficar longe das redes sociais por muito tempo, existem também operadoras como a WTF, MOCHE e YORN que têm pacotes onde o acesso a algumas destas apps é gratuito, ou seja, não gasta mais dados móveis pela sua utilização.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.