[weglot_switcher]

Portugueses preferem centros comerciais a lojas de rua

Estudo desenvolvido pela líder mundial CBRE revela ainda que o Facebook é a rede social mais utilizada para interação entre marcas e clientes.
28 Março 2017, 12h36

A consultora imobiliária líder mundial, CBRE, divulgou um estudo que contou com a participação de 13 mil consumidores de 13 países europeus, com o intuito de aferir as preferências dos consumidores.

O estudo conclusivo, de nome “The Consumer Experience”, realça a preferência de 69% dos portugueses pelo centro comercial, enquanto que apenas 9% da população portuguesa opta pelas lojas de rua. Já a média europeia é mais baixa, situando-se nos 55%.

Face ao comércio online, embora este seja atualmente uma tendência, apenas 15% dos indivíduos portugueses está predisposto a fazer compras online. Os restantes 85% antefere fazer compras em lojas físicas.

No entanto, em Portugal, as plataformas sociais são as eleitas para interagir com os clientes, onde 61% das marcas opta por utilizar as mesmas, face a uma média de 49% na Europa. Dessas redes sociais, o Facebook foi considerado o melhor para interagir diretamente com as marcas.

Ao nível da restauração, 69% dos portugueses procuram espaços rápidos, mas com uma qualidade superior a cadeias de Fast Food. Acima da média nacional encontra-se apenas a Irlanda com 75%.

“Este estudo é bastante interessante na medida que proporciona uma visão detalhada dos hábitos de consumo dos portugueses, que se distinguem de forma clara dos restantes países europeus. Estes dados são importantes porque permitem às marcas adaptar-se às necessidades e exigências dos seus consumidores, bem como às alterações nos mercados”, justifica Carlos Récio, diretor de Agência de Comércio da CBRE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.