[weglot_switcher]

Portugueses são os condutores que mais desejam um carro elétrico

Na altura de escolher um carro ‘verde’ pesam vários factos, mas os benefícios parecem atrair cada vez mais a compra de um elétrico.
23 Outubro 2019, 10h42

Existe um novo monitor de veículos elétricos. A secção ‘Veículos Elétricos e Sustentabilidade’ foi criada pela LeasePlan em conjunto com a Ipsos, uma empresa que realiza pesquisas globais, e foi adicionada ao ‘Mobility Monitor’ que é divulgado todos os anos.

A pesquisa é internacional e envolve mais de quatro mil pessoas de 16 países diferentes, e aborda os principais problemas que os condutores e indústria automóvel enfrentaram em 2019.

Nas principais conclusões deste estudo sobre mobilidade elétrica e sustentabilidade, surge o “aumento na atitude positiva em relação à condução elétrica, com 61% dos entrevistas a indicar que vêem a condução elétrica com zero emissões de forma favorável”. Com o aumento de veículos elétricos a circular nas estradas portuguesas, e não só, perto de metade dos inquiridos revelou que “a sua opinião sobre a condução elétrica melhorou favoravelmente nos últimos três anos”.

Os condutores portugueses são ainda dos mais positivos relativamente à aquisição de carros ‘verdes’, com 87% a referir que têm uma “atitude muito positiva quanto à mudança para veículos elétricos” e 51% dos entrevistados portugueses admite que tem intenção de comprar um elétrico quando chegar a altura de mudar de carro.

Com o preço dos veículos elétricos semelhantes aos de combustíveis fósseis, o inquérito apurou que 40% dos entrevistados que tem a intenção de “fazer renting de um veículo elétrico” nos próximos cinco anos. No que toca aos portugueses, 57% admite que pondera realizar renting de um veículo elétrico na “próxima troca de carro”.

Na altura de escolher um carro ‘verde’ pesam vários factos, mas os benefícios parecem atrair cada vez mais a compra de um elétrico. “Os veículos elétricos contribuem para combater as mudanças climáticas através de menores emissões de CO2; ajudar a melhorar a qualidade do ar nas cidades através de menores emissões de NOX e ter um custo operacional geral mais baixo” são os benefícios mais escolhidos pelos inquiridos quando se trata da aquisição de um veículo elétrico.

No entanto, se há benefícios também existem contras. Esse é o caso das infraestruturas atuais, sendo esta uma “necessidade urgente para o futuro”. A maioria dos entrevistados declarou que “a insuficiente infraestrutura de carregamento como um impedimento” é um impedimento na altura de escolher um carro ‘verde’.

A autonomia é também um ponto crítico na escolha de veículos. A “ansiedade de autonomia” foi a razão para que 67% dos portugueses inquiridos admitirem que sentem insegurança na altura de escolher um veículo elétrico, uma vez que isso implica ficar à espera que o veículo chegue aos 80% ou 100% em algumas horas, enquanto nos de combustão é encher o depósito em cinco minutos e arrancar.

Num momento de análise, o diretor executivo da LeasePlan, Tex Gunning, assumiu que o estudo do Mobility Monitor 2019 “mostra que a procura pública por mobilidade zero de emissões ultrapassa em muito a infraestrutura de elétricos disponível atualmente”, sendo uma situação que precisa de ser alterada.

“A Comissão Europeia, juntamente com os governos nacionais e as autoridades locais, deve intensificar e agir de acordo com a procura dos cidadãos pela mobilidade de zero emissões, investindo numa infraestrutura de carregamento pan-europeia abrangente”, sendo que através de “ações decisivas e oportunas”, vai ser possível “vencer a luta contra as mudanças climáticas e melhorar a qualidade do ar nas nossas cidades”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.