A intenção dos consumidores portugueses em utilizar o cartão de crédito para pagar as compras de Natal voltou a aumentar pelo terceiro ano consecutivo, de acordo com dados divulgados esta quinta-feira pelo Observador Cetelem.
O estudo sobre as intenções de consumo de Natal revela que este ano 24% dos consumidores planeiam pagar os presentes da época natalícia com recurso às facilidades de pagamento do cartão. Este valor representa uma subida de 6% face à percentagem registada em 2015 (18%) e um aumento de 13% face a 2014 (11%).
Ainda assim, o montante médio que os consumidores planeiam gastar com o cartão de crédito diminuiu, invertendo pela primeira vez a tendência de aumento que se registava desde 2012. Os portugueses querem gastar ‘apenas’ 419 euros, menos 25 euros do que em igual período do ano passado. Ainda assim este é o segundo valor mais elevado dos últimos seis anos.
A maior parte dos inquiridos (23%) pretende gastar entre 250€ e 500€. Seguem-se os que contam gastar entre 100€ a 249€ (10%) e entre 500€ a 1000€ (10%). Apenas 1% pretende gastar mais de 1000€ com cartão de crédito, percentagem igual à de aqueles que planeiam gastar até 99€.
Os indivíduos entre os 35 e 44 anos são os consumidores que mais possuem cartão de crédito (57%) e são também aqueles que mais tencionam pagar as compras de Natal desta forma (39%).
Em termos socioeconómicos, a classe média alta é a que mais possui cartão de crédito (74%) e a que mais refere a intenção de o utilizar durante a época festiva (59%). Os dados apontam também que menos de um terço das mulheres (30%) possui cartão de crédito, em comparação com 45% dos homens.
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