[weglot_switcher]

Valls diz que Le Pen pode ganhar eleições (e as sondagens confirmam)

Manuel Valls, primeiro-ministro francês, mostra-se preocupado com a subida da Frente Popular nas sondagens e destaca o “perigo” que a governação de Le Pen pode trazer ao país e ao projeto europeu.
17 Novembro 2016, 15h09

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls considera “possível” que o partido anti-Europa de Marine Le Pen vença a segunda volta das eleições presidenciais francesas, agendadas para maio de 2017.

De acordo com as sondagens, a candidata da Frente Popular (FN) aparece bem posicionada na corrida às presidenciais francesas e é bem provável que as presidenciais do próximo ano sejam discutidas entre a direita de Alain Juppé e a extrema-direita de Le Pen, afastando o partido socialista de François Hollande de uma segunda volta que é praticamente inevitável.

“Tudo indica que a candidata Marine Le Pen estará presente na segunda volta”, afirma Manuel Valls, acrescentando que “isso quer dizer que a vida política francesa vai mudar completamente”.

Questionado em Berlim, durante um fórum económico, sobre a possibilidade de uma vitória da Frente Popular, o primeiro-ministro francês deixa o alerta para “o perigo que representa a extrema-direita”, depois da vitória do candidato republicano, Donald Trump, na Casa Branca.

Valls recusa, no entanto, quaisquer comparações diretas entre Marine Le Pen e Donald Trump. “Trump era o candidato de um grande partido, o Republicano, que já dominava o Congresso e muitos Estados dos EUA. São os seus discursos e as suas propostas que inquietam”.

O líder francês defende uma “globalização ao serviço dos povos” como forma de combater o crescimento dos “popularismos”, que têm conquistado eleitorado junto dos cidadãos que se sentem “abandonados” pelos regimes vigentes. Valls apela ainda a que a Europa “saia da ingenuidade” em relação ao comércio internacional e às políticas de controlo da imigração.

Recorde-se que nas eleições presidenciais de 2002, a Frente Nacional, na altura liderada por Jean-Marie Le Pen – pai da atual candidata do partido – eliminou de forma inesperada o socialista Lionel Jospin na primeira volta, acabando depois do perder as eleições na segunda volta para centrista Jacques Chirac, por larga maioria.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.