[weglot_switcher]

Poupar subsídios e ter um ‘colchão’ financeiro seguro. Siga estes conselhos

O ideal é não incluir os pagamentos extraordinários no seu esquema de gastos anuais, mas antes colocá-los de parte, ou pelo menos alguma percentagem.
5 Fevereiro 2019, 10h00

No mundo das finanças pessoais, por norma é recomendado colocar de parte toda ou a maioria de qualquer renda extra que receba. Nos meses de junho e dezembro, são épocas de receber os subsídios de férias e de natal, valores adicionais que podem ser a oportunidade ideal para começar a economizar e criar o seu ‘colchão’ financeiro.

Contudo, esses pagamentos extras vão tão rapidamente quanto chegam, isto porque várias pessoas acabam por usar estas verbas numas boas férias ou prendas para a família.

O ideal é não incluir os pagamentos extraordinários no seu esquema de gastos anuais, mas sim colocá-los de parte, ou pelo menos alguma percentagem. Desta forma, será capaz de iniciar a máquina de poupança e começará a ver o seu mealheiro engordar a pouco e pouco.

A Adecco, empresa suíça de gestão de recursos humanos, indica-lhe alguns conselhos:

Guarde sempre uma parte

Mal receba um valor extra faça uma transferência para a sua conta poupança. Deste modo, evita cair em tentações e garante alguma economia. O mais difícil será decidir a percentagem que vai pôr de parte, pelo que é recomendável pelo menos 30% e ir aumentando o máximo possível.

Pondere bem as suas despesas

A chave para poupar é planear e saber muito bem quais as despesas que terá em cada momento. Logicamente, podem surgir imprevistos, mas isso deve ser pontual. Por exemplo, quando recebe o subsídio de férias, precisa de ter clareza sobre a quantia exata que vai receber e quanto precisará para as suas férias. Dessa forma, pode calcular se pode poupar esse valor ao longo do ano e deixar o pagamento extra intacto.

Planeie os seus orçamentos

Este fato está totalmente ligado ao planeamento, mas fazer estimativas dá-lhe uma ideia precisa do dinheiro que precisa para cada ocasião: feriados, presentes, jantares de Natal, etc. Para que o valor extra não se desapareça, é essencial manter o seu orçamento e não gastar mais do que o definido.

Não vá diretamente às lojas

Na altura de receber o subsídio de férias chegam as promoções de julho, o que também acontece em janeiro, pouco depois do subsídio de natal. Os saldos podem fazer o seu planeamento ir abaixo mais rapidamente do que possa imaginar. Para evitar que tal aconteça, tente não visitar as lojas ou faça uma lista com o que realmente precisa. Compare preços e obtenha a melhor oferta, mas não caia em despesas desnecessárias.

Controle  os seus impulsos

É normal que, quando recebe dinheiro extra, sinta a vontade de comprar uma nova televisão, fazer uma viagem ou satisfazer um desejo seu. É bom presentear-se de vez em quando, mas tente sempre fazê-lo sem causar um impacto negativo nas suas finanças pessoais.

Como pode verificar, poupar o valor dos seus subsídios de férias e de natal consiste em trabalhar o seu autocontrolo e em ser muito mais organizado no que respeita às suas finanças. Não se trata de fechar totalmente a ‘torneira’ e de não se permitir a caprichos, mas sim equilibrar a balança.poupar

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.