[weglot_switcher]

Poupe água com a ajuda destas aplicações móveis

De apps que calculam a água que utiliza nas mais diferentes atividades a outras que simulam barulhos realistas de água a correr (já vai perceber a utilidade), conheça as aplicações que podem ajudar a poupar este bem escasso numa altura em que muitos concelhos do país estão em seca severa.
12 Agosto 2022, 10h00

Com muitos concelhos do país em seca severa, urge encontrar formas de poupar água. Para além das regras básicas, que ajudam a evitar grandes repercussões no orçamento mensal dos consumidores, existem algumas aplicações para telemóvel podem ajudar nesta tarefa.

Para ficar já com uma ideia do que pode encontrar, a Selectra fez a escolha de algumas das apps mais conhecidas para que as possa instalar já hoje e começar assim a reduzir o seu consumo diário de água! Ora veja:

Água Consciente

Esta primeira aplicação tem o propósito de consciencializar o usuário para a quantidade de água que utiliza nas suas atividades diárias e funciona basicamente como um cronómetro. Ao abrir a app irá deparar-se com quatro opções: “Escovar dentes”, “Lavar louça”, “Lavar roupa” e “Tomar banho” e o objetivo é que inicie a contagem a partir do momento em que começa a realizar qualquer uma destas tarefas, até ao momento em que a finalize, para ter a perceção de quanto tempo gasta diariamente nestas atividades e quanto é que isso equivale em litros de água.

Fake A Shower

Para quem tem “bexiga tímida”, ligar a água enquanto utiliza a casa de banho em locais públicos não é de estranhar. No entanto, apesar de esta ser uma solução que ajuda nesse sentido, não é de todo a mais sustentável ou económica, e por isso é que aplicação Fake a Shower é tão útil nestes momentos! Ao simular barulhos realistas de água a correr, esta app serve como alternativa à abertura da torneira e no final, mostra-lhe ainda quantos litros de água conseguiu poupar ao ter recorrido à aplicação.

MOBII Minha Conta

Se não tem ideia de quanta água gasta mensalmente, esta app ajuda-o a fazer essa gestão e a evitar o desperdício. Para isso basta verificar o contador regularmente e apontar os valores na aplicação, com o propósito de avaliar se o consumo que está a ter é regular ou se existe alguma fuga, e também de perceber qual a melhor maneira de utilizar este recurso para que o consumo seja mais eficiente.

Desafio Ambiental

Caso queira ir mais além e pretenda mudar mais alguns hábitos de consumo para que o seu nível de poupança seja ainda maior, o “Desafio Ambiental” é a aplicação certa! Ao utilizar esta app pode ter acesso a notícias diárias sobre o ambiente, a qualidade do ar e água, e ainda a alguns truques em forma de desafio que o ajudam a fazer um uso mais eficiente dos recursos do planeta.

Outras dicas para economizar água:

– Coloque as máquinas a lavar apenas na carga completa e no modo eco;

– Deite o lixo diretamente no caixote da casa de banho e poupe entre 7 a 15 litros de água;

– Não cozinhe em panelas demasiado grandes para não utilizar mais água do que aquela que precisa;

– Aproveite a primeira água do duche para regar as plantas ou lavar o chão;

– Instale um compressor redutor de caudal nas torneiras e poupe até 80% de água.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.