Há petróleo em Carcará Noroeste e Galp está lá

A perfuração do terceiro poço na área de Carcará (Bloco BM-S- 8) confirmou a descoberta de “petróleo leve” e a “extensão para oeste da descoberta de Carcará” no pré-sal da bacia de Santos, anunciou, esta manhã, a Galp Energia. A petrolífera portuguesa tem 14% da concessão. Informalmente conhecido como Carcará Noroeste, o poço 3 localiza-se […]

A perfuração do terceiro poço na área de Carcará (Bloco BM-S- 8) confirmou a descoberta de “petróleo leve” e a “extensão para oeste da descoberta de Carcará” no pré-sal da bacia de Santos, anunciou, esta manhã, a Galp Energia. A petrolífera portuguesa tem 14% da concessão.

Informalmente conhecido como Carcará Noroeste, o poço 3 localiza-se na área do Plano de Avaliação da Descoberta de Carcará, a 226 Km de litoral do Estado de São Paulo e 5,5 Km a noroeste do poço pioneiro e a uma profundidade de água de 2.024 metros.

A Galp Energia, através da sua subsidiária Petrogal Brasil, detém uma participação de 14% no consórcio que explora o bloco BM-S-8, cabendo 66% à Petrobras (operadora), 10% à Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás e 10% à Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A.

A Gapl informa ainda que este é terceiro poço perfurado pelo consórcio do BM-S-8 na área de Carcará, com “os dados de pressão e qualidade do petróleo obtidos a confirmar a extensão para oeste das descobertas dos poços 4-SPS-86B (4BRSA-971-SPS) e 3-SPS-105 (3-BRSA-1290-SPS)”, informalmente conhecidos como Carcará e Carcará Norte, respetivamente.

o consórcio está a preparar um teste de formação (DST) na área de Carcará Norte para avaliar a produtividade do reservatório, cujo início está iminente, refere ainda a petrolífera.

O Plano de Avaliação da descoberta de Carcará, aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está previsto terminar em março de 2018.

OJE

Recomendadas

Binter e Embrar fecham compra de cinco novas aeronaves por mais de 369 milhões de euros

As duas primeiras unidades estão previstas para chegar às Ilhas Canárias em novembro de 2023.

Manuel Champalimaud compra à Novares a área de injeção de plásticos para a indústria automóvel

A aquisição visa reforçar posição do Grupo Champalimaud no sector dos componentes de plástico decorativo e de interface para a indústria automóvel.

PremiumAmazon diz que “continua a fazer investimentos” de cloud em Portugal

A empresa norte-americana de computação na nuvem Amazon Web Services (AWCS)está a desenvolver um centro de dados no país, mas não se compromete com uma data de abertura.