[weglot_switcher]

“Preciso de ajuda para liderar”: CEO da Uber pede desculpa por desrespeitar motorista

Numa altura em que tanto se contestam as condições precárias de trabalho na empresa, Travis Kalanick envolveu-se numa acessa troca de palavras com um dos seus funcionários por este questionar as suas ordens.
  • Danish Siddiqui/REUTERS
1 Março 2017, 16h33

Depois das queixas internas por discriminação sexual e do roubo de documentos confidenciais há uma nova polémica a envolver a multinacional Uber, considerada uma das startups mais valiosas em todo o mundo. O CEO da empresa de transportes privado por aplicação eletrónica, Travis Kalanick, aparece num vídeo, divulgado pela Bloomberg a discutir com um motorista da sua empresa, de forma que o próprio descreveu como “desrespeitosa”. Travis Kalanick já veio a público expressar “um profundo pedido de desculpas” e diz que as críticas que recebeu o vão ajudar a “crescer”.

“Tenho certeza que vocês viram o vídeo onde eu tratava um motorista Uber desrespeitosamente. Dizer que estou envergonhado é uma subavaliação extrema. O meu trabalho como líder é liderar e isso começa com um comportamento que nos deve deixar a todos orgulhosos. Não foi isso que eu fiz, e não tem explicação”, escreve o CEO da Uber, numa nota deixada no site da empresa aos seus trabalhadores.

O vídeo gravado pelo motorista da Uber, Fawzi Kamel, na noite do Super Bowl, a 5 de fevereiro, mostra o líder da empresa na parte de trás de um carro a exaltar-se com o condutor por este contestar a subida de preço das tarifas das viagens nos últimos anos.

“Algumas pessoas não gostam de assumir a responsabilidade por si mesmas. Culpam tudo da sua vida nas outras pessoas. Boa sorte!”, pode ouvir-se no vídeo Travis Kalanick atirar ao condutor antes de abandonar o veículo.

A acesa troca de palavras foi mais tarde divulgada pela Bloomberg TV e as críticas ao comportamento do líder da empresa não tardaram a chegar.

“É claro que este vídeo é um reflexo de mim — e as críticas que recebemos são um lembrete austero de que eu devo fundamentalmente mudar como líder e crescer. Esta é a primeira vez que eu tenho vontade de admitir que preciso de ajuda para liderar e pretendo obtê-la”, escreve Travis Kalanick aos seus colaboradores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.