[weglot_switcher]

Eletricidade: um milhão de clientes ficam com o preço inalterado em 2021

O regulador energético deu hoje a conhecer a sua proposta de preços para o mercado regulado no próximo ano.
15 Outubro 2020, 18h18

O preço da eletricidade no mercado regulado vai permanecer inalterado no próximo ano, segundo a proposta hoje anunciada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

A ERSE aponta que esta proposta foi feita “num contexto de incerteza devido à pandemia de COVID-19, com um impacte potencialmente forte no nível de procura de energia elétrica”.

O mercado regulado conta com cerca de um milhão de consumidores, já o mercado liberalizado tem 5,3 milhões de clientes. Portugal conta com um total de 6,29 milhões de clientes de eletricidade.

Mesmo clientes que já estejam no mercado liberalizado, podem optar por um tarifário com preços equivalentes ao praticado no mercado regulado.

Quais foram as alterações às tarifas nos últimos anos? Subida de 1,2% em 2017, descida de 0,2% em 2018, descida de 3,5% em 2019 e descida de 2,7% em 2020.

O regulador recorda que em abril deste ano houve uma revisão em baixa da tarifa de energia – no valor de cinco euros por megawatt hora – “e que se refletiu numa redução da tarifa transitória de venda a clientes finais a vigorar até dezembro”.

A pesar na tarifa inalterada estão as “tendências perspetivadas nos mercados de futuros para os preços dos combustíveis fósseis (petróleo e carvão) e para a procura de energia elétrica, que são naturalmente afetadas por uma grande incerteza gerada pela atual crise sanitária da Covid-19”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.