Preço médio da ERSE cai 4,3% para gasóleo e sobe 1,3% para gasolina

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), desce, esta semana, 4,3% para o gasóleo e sobe 1,3% para a gasolina, segundo um relatório hoje divulgado pela entidade.

Assim, de acordo com a informação do Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público, publicado hoje pela ERSE, “para a semana de 07 a 13 de novembro, o Preço Eficiente antes de impostos é de 1,056 Euro/l [euros por litro] para a gasolina 95 simples e de 1,276 Euro/l para o gasóleo simples”, sendo que, “após impostos, o Preço Eficiente fica nos 1,902 Euro/l e nos 1,942 Euro/l, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente”.

A ERSE revelou também que “o Preço Eficiente registou uma atualização, face à semana passada de +1,3%, para a gasolina e de -4,3% para o gasóleo” tendo em conta a “variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em +4,1% e do gasóleo simples em -3,8%” e a “atualização da componente de impostos”.

O preço eficiente “é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos”, segundo a ERSE.

Por outro lado, relativamente à semana anterior (31 de outubro a 06 de novembro), “verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 1,2 cent/l [cêntimos por litro] abaixo do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 2,4 cent/l, abaixo no caso do gasóleo simples”.

Ou seja, indicou o regulador, “em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,7% abaixo do Preço Eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,2% abaixo do Preço Eficiente”.

A entidade destacou que, “relativamente à semana anterior”, no que respeita aos preços com descontos que são preços médios publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) “a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -3,4% face ao Preço Eficiente e o gasóleo simples de -4,7%”.

Assim, “em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em -6,4 cent/l, e para o gasóleo simples, em -9,2 cent/l, abaixo dos respetivos Preços Eficientes”.

Esta semana, a gasolina subiu e o gasóleo desceu, de acordo com as estimativas publicadas pela comunicação social.

Recomendadas

Adjudicados últimos seis lotes do concurso para fornecimento de serviços à rede SIRESP

O concurso para fornecimento de serviços à rede de emergência SIRESP foi concluído na segunda-feira, antes do prazo, com a adjudicação dos restantes seis lotes, anunciou hoje a empresa que gere o sistema.

Há um “caminho longo” a percorrer no envelhecimento ativo, diz a ministra da Coesão Territorial

“Sabemos hoje mais sobre as maleitas dos mais velhos e sabemos como as evitar”, sublinhou Ana Abrunhosa, reiterando que “todos queremos envelhecer com qualidade”.

Apoio às famílias pode mitigar desaceleração da economia, prevê Fórum para a Competitividade

O pacote de apoios preparado pelo Governo como resposta à inflação pode mitigar a desaceleração da economia, mas o próximo ano apresenta-se repleto de riscos de desafios. Salários reais devem voltar a cair, prevê o Fórum para a Competitividade.
Comentários