[weglot_switcher]

Preço médio da gasolina e gasóleo aumentou 5,2% e 4,2% em fevereiro

Os distritos de Braga e Aveiro, Viana do Castelo e Portalegre registaram os preços de gasóleo e gasolina mais baixos.
5 Abril 2022, 11h27

Os preços médios da gasolina e gasóleo registaram um aumento de 5,2% e 4,2% em fevereiro, quando comparado com o mês anterior, segundo os dados do relatório da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Os distritos de Braga e Aveiro, Viana do Castelo e Portalegre registaram os preços de gasóleo e gasolina mais baixos, enquanto Beja, Bragança, Faro e Lisboa apresentaram os valores mais altos.

No mês em análise, os hipermercados continuaram a ter os preços mais competitivos nos combustíveis rodoviários, com 1,3% abaixo dos operadores low cost e 5,6% inferiores aos dos postos de abastecimento que operam sob a insígnia de uma companhia petrolífera, representando uma diferença de 10,3 cent/l.

Em fevereiro, a gasolina 95 aditivada custou em média aos consumidores mais 2,1% do que a gasolina simples 95. Uma subid que se deveu à aditivação foi mais pronunciado na gasolina 98 (cerca de 3,1%), como tem sido habitual no mercado nacional.

Já no gasóleo, os preços médios praticados pelos hipermercados foram de 9,7 cent/l abaixo do preço médio nacional, enquanto os operadores com ofertas low cost disponibilizaram gasóleo simples a um preço médio de 1,641 euros/l, o que representou um adicional de 1,7% face ao preço dos hipermercados.

Por sua vez, as companhias petrolíferas de bandeira reportaram preços médios de 1,729 euros/l, cerca de 2,1 cêntimos por litro acima do preço médio nacional. Já a compra de gasóleo aditivado representou um aumento de 6,1 cêntimos por litro face ao gasóleo simples.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.