Comprar ou arrendar casa nos Estados Unidos vai ficar mais caro no próximo ano. Segundo o portal de venda de imóveis, “Realtor.com”, citado pelo “Business Insider”, a estimativa é de que o preço médio para compra de habitação suba 5,4% e o arrendamento cresça 6,3%.
Os dados do arrendamento médio do mês de outubro apontavam para um valor de 1.883 euros. A confirmar-se esta subida de 6,3%, as rendas iriam fixar-se nos dois mil euros.
Já no que diz respeito ao segmento de compra, a Reserva Federal do estado de Saint Louis, indicou que o preço médio das casas no terceiro trimestre de 2022 era de 432 mil euros, o que com um aumento de 5,4% em 2023, levaria o custo médio para compra de casa a fixar-se nos 455 mil euros.
“Descobrimos que, embora o aluguer estivesse a subir, porque os preços das casas e mais importante, as hipotecas subiram, o custo de compra aumentou ainda mais”, referiu Danielle Hale, chefe de economia da Realtor.com, ao “Business Insider”.
De acordo com o Realtor.com, os pagamentos de hipotecas provavelmente vão aumentar 28% em 2023, tornando o pagamento mensal típico em 2.300 euros.