Preço médio semanal da ERSE desce esta semana 1,2% na gasolina e 0,3% no gasóleo

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sobe esta semana 1,2% na gasolina e 0,3% no gasóleo, segundo um relatório divulgado hoje pelo regulador.

greve_motoristas_gasolina_gasóleo_bomba_1
José Coelho/Lusa

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sobe esta semana 1,2% na gasolina e 0,3% no gasóleo, segundo um relatório divulgado hoje pelo regulador.

De acordo com o Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público da ERSE, para a semana de 16 a 22 de janeiro, o preço eficiente antes de impostos é de 0,855 euros por litro (euros/l) para a gasolina 95 simples e de 0,996 euros/l para o gasóleo simples.

Após impostos, o preço fica nos 1,698 euros/l, para a gasolina 95 simples, e nos 1,661 euros/l para o gasóleo simples.

Segundo a ERSE, o preço médio semanal registou uma atualização, face à semana passada, de +1,2%, para a gasolina e de +0,3% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em +2,7% e do gasóleo simples em +0,5%.

“Relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 3,5 cent/l acima do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 2,0 cent/l, acima no caso do gasóleo simples”, pode ler-se no relatório.

Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 2,0% acima do Preço Eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,2% acima do Preço Eficiente.

Ainda relativamente à semana anterior, a ERSE refere que, no que respeita aos preços com descontos, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), “a gasolina 95 simples apresentou um desvio de – 1,1% face ao Preço Eficiente e o gasóleo simples de – 3,8%”.

A ERSE indica que, em termos absolutos, “estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em – 1,9 cent/l, e para o gasóleo simples, em -6,0 cêntimos/litro, abaixo dos respetivos Preços Eficientes”.

 

Recomendadas

Governo diz que concurso internacional para SIRESP permitiu economizar 30% da despesa prevista

As empresas vencedoras do concurso público internacional foram a Motorola, NOS, OMTEL, No Limits, Moreme e Altice Labs.

“Valorização dos salários é crítica”, reconhece ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Ana Mendes Godinho garante que o governo continuará a implementar medidas suplementares para a valorização do salário e, nesse sentido, anunciou que já em março vai ser lançada uma iniciativa dirigida às empresas que contratem jovens com contratos permanentes e um valor mínimo de 1.320 euros de vencimento. As empresas serão apoiadas pelo Estado no pagamento desse vencimento.

Descida da inflação permite corte de 2,5% em Angola

A consultora Oxford Economics Africa considerou este sábado que a descida da inflação para 12,2% durante este ano dará espaço ao banco central de Angola para descer a taxa de juro para 250 pontos base.
Comentários