Preços das casas aumentaram 10,3% no terceiro trimestre

Entre julho e setembro de 2019 realizaram-se 45.830 transações, o que representou uma redução de 0,2% em comparação com o mesmo trimestre de 2018.

No terceiro trimestre de 2019, o preço das casas registou um crescimento de 10,3% em termos homólogos, 0,2 pontos percentuais (p.p.) acima do verificado no trimestre anterior, segundo os dados do Índice de Preços da Habitação (IPHab), publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira, 23 de dezembro.

Neste período, os preços das habitações existentes aumentaram a um ritmo superior ao das habitações novas, 10,6% e 9,3%, respetivamente. O IPHab aumentou 1,2% entre o segundo e o terceiro trimestre de 2019, o mais baixo ritmo de crescimento dos últimos quatro trimestres, com taxas de variação de 1,4% e 0,3%, pela mesma ordem, para as habitações existentes e novas.

No terceiro trimestre, a taxa de variação média anual do IPHab foi de 9,8%, o que representou um acréscimo de 0,5 p.p. face ao trimestre anterior. O crescimento dos preços das habitações existentes (10,1%) foi mais intenso do que o observado nas novas habitações (8,5%).

Entre julho e setembro de 2019 realizaram-se 45.830 transações, o que representa uma redução de 0,2% por comparação com o mesmo trimestre de 2018. Nos meses referidos, o valor das transações aproximou-se dos 6,5 mil milhões de euros, mais 3,0% que no terceiro trimestre de 2018.

O número de transações entre o segundo e o terceiro trimestre aumentou 7,6% (-2,8% no trimestre anterior), evolução comum a ambas as categorias, com variações de 11,0% e 7,0% nas habitações novas e existentes, respetivamente. O valor das habitações transacionadas aproximou-se dos 6,5 mil milhões de euros no 3º trimestre de 2019, mais 3,0% por comparação com idêntico período de 2018.

No trimestre em análise observou-se uma variação homóloga de 3,5% no valor das transações das habitações existentes, para 5,2 mil milhões de euros e um aumento de 0,9% no valor das habitações novas, para 1,3 mil milhões de euros.

Recomendadas

Saiba onde vão estar os radares da PSP neste mês de outubro

A Polícia de Segurança Pública tem uma lista de locais onde haverá operações de controlo de velocidade. Em Lisboa, esta quinta-feira, a ação ocorreu no Arco do Cego. Amanhã o foco será Amadora, Setúbal, Portalegre, Leiria, Bragança, Braga e Beja.

Saiba como navegar na internet em segurança

Fraudes, roubos de identidade e dados, phishing, fake news, ataques a perfis, entre outros esquemas podem “atacar” os utilizadores do mundo digital caso não tomem as devidas precauções.

Conheça algumas dicas para tornar a sua casa mais confortável no próximo inverno

Com o aproximar do inverno e em contexto de crise energética, torna-se ainda mais relevante aumentar a eficiência energética no interior das habitações. A plataforma online Taskrabbit dá a conhecer algumas dicas.
Comentários