Preços das telecomunicações aumentam 0,12% em novembro e continuam acima da média europeia

Os portugueses continuam a ser dos que mais pagam na Europa pelos serviços de telecomunicações, sendo que em termos homólogos a variação até é negativa pela entrada em vigor de regras europeias que levaram à descida de preços no mercado nacional.

Os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 0,12% em novembro, isto em relação ao mês anterior, informa a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) numa nota à imprensa esta segunda-feira, 28 de dezembro.

O regulador justifica esta variação com a subida dos tarifários ‘triple-play’, que incluem telefone fixo, internet e televisão, pelas três principais operadoras entre outubro e novembro. Estes pacotes aumentaram um euro no período indicado.

Ainda assim, em termos homólogos, verifica-se uma redução de 1,03%, em virtude da aplicação das regras europeias que vigoram desde 15 de maio de 2019 no mercado de comunicações nacional.

Em 2019, Portugal registou as oitavas telecomunicações mais caras da União Europeia, ficando 21,4% acima da média do espaço económico europeu.

Numa análise mais alargada, desde o final de 2009 até novembro de 2020, os preços dos serviços de telecomunicações em Portugal aumentaram 6,7%, o que contrasta com o resto da União Europeia, onde, em média, a queda foi de 10,6%.

A ANACOM destaca a performance dos preços registados em Espanha, Itália e França em igual período. O caso português compara com estes países onde os decréscimos foram de 9,4%, 16,9% e 24%, respetivamente. De resto, as subidas verificadas em Portugal são apenas superadas pela Roménia (17,5%) e Eslovénia (6,9%).

De referir ainda que a NOWO é a operadora com a solução mais barata em sete tipos de pacotes de serviços apresentados, com a NOS e a MEO a liderarem em três outros e a Vodafone numa só categoria. Apesar das ofertas associadas à Black Friday, constata-se que os três maiores operadores aumentaram as mensalidades em mais serviços do que nos que baixaram, sendo que a Vodafone não desceu o preço de nenhum dos seus serviços, tendo mesmo aumentado o de ‘triple-play’.

Recomendadas

EDP Renováveis vende Companhia Paranaense de Energia por 350 milhões de euros

A venda foi feita por um Enterprise Value (inclui dívida) estimado de 1,80 mil milhões de reais a 31 de dezembro de 2021 (o que equivale a 0,35 mil milhões de euros à taxa cambial de 5,16 euros/um real), e que será ajustado à data de conclusão.

Sindicatos desconvocam greve no Metro de Lisboa marcada para quarta-feira

No entanto, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações entregou um novo pré-aviso de paralisação para 25 de outubro.

Talent Protocol compra empresa canadiana ligada à blockchain

A escolha recaiu sobre a Agora Labs, fundada por um grupo de quatro adolescentes. Matthew Espinoza (agora com 20 anos) e Freeman Zhang (de 19 anos) juntam-se à equipa da startup portuguesa dos ‘tokens’ para profissionais talentosos.
Comentários