PremiumPreços dos ‘pellets’ e da lenha disparam com crise do gás

Possibilidade de inverno sem gás natural russo disparou procura no centro e norte da Europa de um sector altamente exportador. Preço dos ‘pellets’ mais do que duplicou e lenha de azinho custa mais 40%.

A perspetiva de cortes no fornecimento de gás natural à Europa no inverno espoletou uma corrida a formas alternativas de aquecimento, incluindo a biomassa, que quase triplicou de preço no mercado nacional desde o início do ano, muito acima, por exemplo, da subida média de 20% registada na lenha

. A associação do sector aponta para o aumento de custos nas matérias-primas e logística, bem como da procura externa, como principais motores do fenómeno, mas uma fonte ligada ao ramo classifica a situação como expectável, dada a resistência a subir preços em anos anteriores que ameaçava a sustentabilidade destas operações.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumEmpresários pedem “velocidade” nos dossiers da economia e turismo

Confederações de empresários da indústria e de turismo agradecem aos secretários de Estado demissionários e esperam que os novos continuem o trabalho já realizado, concretizando planos anunciados.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

PremiumNómadas digitais “contribuem para a descentralização”

Não têm uma casa permanente, mas comunidades nas quais passam temporadas a trabalhar remotamente: os nómadas digitais têm Portugal na mira, e prometem dinamizar a economia.
Comentários