[weglot_switcher]

Preços dos raros diamantes cor-de-rosa vão disparar com o encerramento da maior mina do mundo

Os diamantes cor de rosa e roxos são muito raros e atingem preços extremamente elevados no mercado.
  • Argyle Diamonds, Western Australia
12 Julho 2019, 16h11

A maior mina de diamantes do mundo vai fechar, o que irá provocar uma subida dos preços desta pedra preciosa.

Localizada no oeste da Austrália, a mina de Argyle é a maior do mundo em termos de prodção. Detida pelo grupo Rio Tinto, com sede em Londres, tem o encerramento previsto no próximo ano.

Segundo a Bloomberg, Argyle é conhecida por ser a fonte de 90% dos diamantes cor de rosa e roxos, que atingem preços muito elevados no mercado, e que são extremamente raros.

O encerramento é uma boa notícia para os produtores num setor que tem sido afetado por excesso de oferta, o que tem provocado uma descida dos preços dos diamantes normais nos últimos anos.

O diamante mais caro do mundo é precisamente cor-de-rosa. O “estrela rosa” com 59,6 quilates foi vendido pela sul-africana De Beers em 2017 por 71 milhões de dólares.

Com a procura a estabilizar e com grandes minas a encerrar, incluindo Argyle, a expetativa do mercado é que os preços dos diamantes venham a subir. O equilíbrio “entre oferta e procura deve provocar um aumento dos preços”, prevê o presidente executivo da canadiana Stornoway Diamond Corp, Pat Godin.

Já os preços de diamantes cor-de-rosa vão ser mais afetados. “Em termos dos diamantes rosa, o impacto vai ser ainda mais dramático”, disse Arnaud Soirat da Rio Tinto.

Só nos últimos 10 anos os preços dos diamantes cor-de-rosa quadriplicaram. Os compradores estão agora atentos para o “potencial impacto que o encerramento de Argyle” vai ter nos preços, destaca Frauke Bolten-Boshammer dono da retalhista australiana Kimberley Fine Diamonds

“Pode-se imaginar que as leis da oferta e da procura vão-se aplicar, e pode-se imaginar o impacto que isso vai ter nos muito raros diamantes rosa, vermelhos, azul e roxo”, afirmou o gestor, citado pela Bloomberg.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.