Os preços dos seguros aumentaram, em média, 4% no quarto trimestre de 2022 (um aumento inferior quando comparado com o aumento de 6% registado no terceiro trimestre e de 9% no segundo), de acordo com o Global Insurance Market Index divulgado pela Marsh, líder mundial em consultoria de riscos e corretagem de seguros.
A consultora diz que se mantém uma tendência de “aumento moderado dos preços dos seguros, iniciada no primeiro trimestre de 2021”.
Os prémios dos seguros de Cyber continuam a aumentar a um ritmo mais lento e as taxas em seguros de Linhas Financeiras e RC Profissional caem pelo segundo trimestre consecutivo, são as principais conclusões.
“Embora este seja o 21.º trimestre consecutivo de aumento dos prémios, este foi moderado na maioria das regiões, à exceção das Linhas Financeiras e RC Profissional [Responsabilidade Civil Profissional], que diminuíram apenas pela segunda vez desde o terceiro trimestre de 2017”, refere a Marsh.
O Global Insurance Market Index refere que pelo segundo trimestre consecutivo, os preços globais nas Linhas Financeiras e RC Profissional diminuíram, impulsionados por reduções de taxas nos EUA, Reino Unido e Austrália, regiões onde os preços médios diminuíram 6% no quarto trimestre, por comparação com o decréscimo de 1% registado no terceiro trimestre.
Por outro lado, globalmente, os prémios de seguros de Cyber aumentaram 28% no quarto trimestre de 2022, em comparação com um aumento de 53% no terceiro trimestre. Nos maiores mercados de seguro de Cyber, a taxa de aumento continuou moderada, registando-se uma subida de 28% nos EUA e de 34% no Reino Unido, em comparação com os 48% e 66%, respetivamente, registados no trimestre anterior.
De acordo com o Global Insurance Market Index, a subida de preços na maioria das regiões foi moderada ou manteve-se igual muito devido a uma diminuição em algumas linhas financeiras e de RC Profissional, principalmente nos seguros de responsabilidade civil para administradores e diretores (D&O).
Os EUA registaram um aumento do preço composto de 3% (uma diminuição em relação aos 5% verificados no terceiro trimestre de 2022), enquanto que no Reino Unido os preços registaram um aumento de 4% (um valor mais baixo em relação aos 7% registados no terceiro trimestre de 2022), segundo o relatório.
No Pacífico o aumento foi de 5%, na Ásia de 2% e na Europa Continental de 6% (igual aos aumentos registados no terceiro trimestre). Na América Latina e Caraíbas registou-se uma subida de 7%, um aumento em relação aos 5% registados no terceiro trimestre de 2022, avança a mesma análise.
Entre outras conclusões, o relatório destaca que os prémios globais para os seguros de Danos Materiais subiram em média 7% no quarto trimestre de 2022, em comparação com o aumento de 6% registado no trimestre anterior e os prémios de Responsabilidade Civil aumentaram, em média, 3%, em comparação com os 4% do trimestre anterior.
“Na maioria das regiões, o impacto da inflação na valorização dos ativos e nos custos dos sinistros continuam a ser um ponto fulcral para os seguradores nas renovações que se avizinham”, refere o relatório.
António Morna, Diretor de Placement da Marsh Portugal, diz no comunicado que “após um 2022 desafiante, os nossos clientes continuarão a enfrentar um ambiente operacional difícil em 2023. Com o abrandamento da economia global, para além da inflação persistente e das tensões geopolíticas, muitos clientes enfrentarão dificuldades significativas”.
“Os prémios de seguros de Danos Materiais continuam a ser afetados pelo elevado nível de perdas em 2022, sobretudo devido a fenómenos da natureza extremos em várias regiões do mundo”, acrescenta o gestor.
“Estamos a trabalhar com os nossos clientes para avaliar diversas opções, incluindo o uso crescente de cativas e opções alternativas de financiamento de risco, para responder às suas necessidades e obter o melhor resultado do mercado”, conclui.