Os preços na produção industrial caíram 2% em outubro em relação ao período homólogo, uma diminuição de 2,3 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).
“O Índice de Produção Industrial registou uma variação homóloga de -2,0%, taxa 2,3 pontos percentuais (p.p.) inferior à observada em setembro”, refere o INE numa nota publicada esta sexta-feira, acrescentando que, com exceção da energia, todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações homólogas inferiores às observadas no mês anterior.
A taxa de variação do agrupamento de energia passou de -5,4% em setembro para uma variação nula em outubro.
Quanto aos agrupamentos de Bens de Consumo e de Bens Intermédios, o organismo de estatísticas aponta para contributos iguais de -1,3 p.p., “em resultado de variações homólogas idênticas, de -3,9% (2,4% e -1,5% em setembro, respetivamente)”.
“O único contributo positivo (0,7 p.p.) partiu do agrupamento de Bens de Investimento que, ainda assim, passou de uma taxa de variação de 6,7%, em setembro, para 4,8% no mês análise”, é destacado na mesma nota.
No que diz respeito à variação mensal, o índice de Produção Industrial teve uma variação -1,8% em outubro (-2,1% em setembro), tendo todos os grandes agrupamentos industriais registado contributos negativos para a variação do índice total, excetuando o de Bens de Investimento (0,1 p.p.), que resultou de uma taxa de variação de 0,7% (-5,6% no mês anterior).
Ainda sobre os agrupamentos de Energia e de Bens Intermédios, estes contribuíram, respetivamente, com -0,8 p.p. e -0,7 p.p., devido a variações mensais de -4,6% e -2,0% (2,5% e -1,7% em setembro); o agrupamento de Bens de Consumo registou uma taxa de variação de -1,3% (-3,2% no mês anterior) e um contributo de -0,5 p.p..