[weglot_switcher]

Preços recorde terão levado Altri a quase duplicar lucro no primeiro trimestre

Em máximos de 1998, o preço da pasta de papel tem subido devido à procura na China. O Caixa BI prevê que a Altri apresente resultados fortes, com o lucro líquido a avançar para 33,5 milhões de euros.
10 Maio 2018, 07h25

O preço do pasta de papel subiu 7,2% durante o primeiro trimestre, uma tendência que deverá permitir à Altri apresentar esta sexta-feira um conjunto forte de resultados, com o lucro líquido a disparar 96%,em termos homólogos, para 33,5 milhões de euros, segundo o Caixa Banco de Investimento (BI).

“Prevemos que os resultados do trimestre sejam positivos e continuem a demonstrar o forte momentum do mercado da pasta apesar de restrições à produção resultantes de questões regulatórias”, referiu o banco.

“Os primeiros três meses do ano continuaram marcados por um aumento nos preços da pasta, oferecendo suporte ao lucro operacional apesar da queda homóloga das vendas e de um dólar mais fraco”, explicou, acrescentando que o preço da tonelada de pasta aumentou cerca de 68 dólares no primeiro trimestre e que está atualmente perto dos 1.050 dólares.

“Este é um dos preços mais elevados desde pelos menos meados de 1998, com a procura da China a apoiar a tendência, aliada a algumas questões sobre a oferta nos últimos trimestres”, adiantou.

O Caixa BI prevê que um EBITDA – resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização – de 62,3 milhões de euros, um disparo de 55,3% em termos homólogos, enquanto a margem EBITDA terá crescido para 36,2% de 28,4% no mesmo período do ano passado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.