[weglot_switcher]

Premier League acusa Manchester City de violar as regras do fair-play financeiro

Em causa estão alegadamente mais de cem infrações relacionadas com relatórios financeiros sobre lucros do clube, remuneração de treinadores e jogadores que terão tido início na temporada 2009-2010 e terminado na época 2017-2018.
  • Manchester City
6 Fevereiro 2023, 13h22

Perdas de pontos ou descida de divisão. São estes os dois cenários que o Manchester City enfrenta caso sejam provadas as violações das regras do fair-play financeiro, das quais o atual campeão inglês é acusado pela Premier League, segundo avança o portal “Palco23” esta segunda-feira, 6 de fevereiro.

Em causa estão alegadamente mais de cem infrações relacionadas entre outras, com relatórios financeiros sobre lucros do clube, remuneração de treinadores e jogadores que terão tido início na temporada 2009-2010 e terminado na época 2017-2018. Durante este período, o emblema inglês conquistou três campeonatos, uma taça de Inglaterra e três taças da liga.

Em comunicado, a Premier League dá conta de que “o Manchester City não forneceu informações verídicas sobre diversas questões, como o salário do treinador durante quatro anos, as receitas do clube, incluindo patrocínios, além de não ter cumprido os regulamentos da UEFA sobre o fair-play financeiro e licença, nem da Premier League em termos de benefício e sustentabilidade”.

Recorde-se que em julho de 2020, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anulou a sanção da UEFA que impedia o Manchester City de participar nas provas europeias durante duas épocas, além de reduzir a multa de 30 milhões para 10 milhões de euros.

Na altura, o tribunal considerou que o Manchester City não violou as regras do fair-play financeiro com um excesso de receitas publicitárias fictícias para poder contratar mais jogadores, acrescentando que as irregularidades contabilísticas detetadas já tinham prescrevido.

O Manchester City terminou a temporada 2021-2022 com receitas de 699,8 milhões de euros, o que representou um aumento de 7,6% do que no ano anterior.

Clube “surpreendido com as acusações”

Em comunicado emitido esta segunda-feira, o Manchester City diz estar “surpreendido com as acusações sobre as supostas violações das regras da Premier League”, principalmente devido ao extenso envolvimento e à vasta quantidade de materiais detalhados que o organismo recebeu por parte do emblema inglês.

“O clube congratula-se com a revisão deste assunto por uma comissão independente. Como tal, esperamos que este assunto seja encerrado de uma vez por todas”, indica o comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.