Premier League pulveriza ligas europeias ao atingir novo recorde (com a ajuda de Enzo e Porro)

Só o Chelsea gastou mais dinheiro em janeiro do que todos os clubes na Bundesliga, La Liga, Serie A e Ligue 1.

Nunca os clubes da Premier League gastaram tanto dinheiro para comprar jogadores. Só o Chelsea foi responsável por uma boa parte dos gastos, com dois jogadores da liga portuguesa a darem uma ajuda a atingir este recorde. Para trás, ficaram as restantes ligas das big five subjugadas pelo domínio britânico.

1 – Na janela de inverno, foram despendidos 815 milhões de libras em termos brutos (922 milhões de euros), pulverizando o anterior recorde de 430 milhões de libras atingido em 2018 (um aumento de 90%), e quase o triplo do período homólogo (295 milhões de libras), segundo os dados da Deloitte.

2 – A ajudar, a transferência de Enzo Fernandez do Benfica para o Chelsea – 121 milhões de euros. E também a de Pedro Porro do Sporting para o Tottenham Hotspurs no valor de 45 milhões de euros.

3 – A transferência do centro-campista argentino para os blues foi a compra mais elevada de sempre para um clube britânico.

4 – Somando as duas janelas, foi gasto um total de 2,8 mil milhões de libras (3.170 milhões de euros) durante a época 2022-2023, um novo recorde também, deixando para trás o anterior máximo de 1,9 mil milhões de libras em 2017/2018.

5 – Na janela de verão, os clubes da Premier já tinham gastado um total de 1,9 mil milhões de libras (2.150 milhões de euros), um novo recorde que deixou para trás os 1,4 mil milhões de libras gastos em 2017.

6 – Só no último dia da janela de transferências foram gastos 275 milhões de libras (311 milhões de euros), também batendo o recorde 150 milhões de libras de 2018, segundo a Deloitte.

7 – Os clubes da Premier League foram responsáveis por 79% do gasto total nas cinco grandes ligas europeias, conhecidas por big five.

8 – Exceto a Premier League, as restantes quatro ligas das big five registaram uma queda no valor das transferências: um total de 255 milhões de euros face aos 396 milhões homólogos, menos 35%.

9 – Só o Chelsea gastou mais dinheiro em janeiro – 288 milhões de libras (325 milhões de euros) – do que o conjunto total de todos os clubes na Bundesliga, La Liga, Serie A e Ligue 1.

10 – O Arsenal contratou o médio transalpino Jorginho por 12 milhões de libras (13,5 milhões de euros) ao Chelsea, enquanto o Manchester United obteve o empréstimo do austríaco Marcel Sabitzer do Bayern de Munique. O Chelsea também comprou o extremo ucraniano Mykhailo Mudryk (na foto) por 70 milhões de euros ao Shaktar Donetsk.

11 – Um perito deixa alertas aos clubes ingleses sobre a necessidade de equilibrarem as contas e fomentar um sistema justo de distribuição de receitas.

“Os clubes da Premier League ultrapassaram os restantes das “big five” quase quatro vezes nesta janela, permitindo reterem jogadores essenciais, enquanto atraem talento do estrangeiro. Contudo, apesar de existir uma clara necessidade de investir na profundidade e qualidade do plantel para manter a competitividade, vai haver sempre a necessidade de equilíbrio entre o sucesso no campo e a sustentabilidade financeira”, segundo Tim Bridge da Deloitte Sports Business Group.

“O declínio nos gastos no sistema de futebol inglês deverá ser preocupante para os membros da Liga Inglesa e pode fomentar o debate entre distribuir dinheiro mais justamente ao longo da pirâmide”, acrescenta.

Relacionadas

121 milhões. Transferência de Enzo Fernández faz história na Liga portuguesa e na Premier League

Depois de ter chegado ao clube da Luz em meados de julho de 2022, por 10 milhões de euros, aos quais podiam acrescer oito milhões por objetivos, o médio, de 21 anos, muda-se para os ‘blues’, que pagaram a cláusula de rescisão.

Liga portuguesa foi a sétima no mundo que mais gastou em transferências esta época (com áudio)

O SL Benfica foi responsável por 40% do valor investido em transferências na Liga Portugal esta temporada. A Premier League sozinha gasta mais que as restantes “Big5” e ainda a principal liga holandesa, de acordo com dados do Observatório do Futebol.
Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Portimão em risco de não receber MotoGP em 2024, ameaça CEO da Dorna Sports (com áudio)

O CEO da Dorna Sports deixa um ultimato aos responsáveis pela pista do Autódromo Internacional de Portimão: “Temos suficientes pedidos de outros países e circuitos e disse-o de forma clara aos portugueses”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.
Comentários