[weglot_switcher]

Prémio científico Mário Quartin Graça 2021 já tem vencedores

Eduarda Barata, Carla Kitsuta e Tainá Fonseca são as vencedoras do prémio que distingue anualmente as melhores teses de doutoramento realizadas em Portugal e na América Latina, e que celebra este ano a sua 12ª edição.
4 Novembro 2021, 14h07

Eduarda Barata, Carla Kitsuta e Tainá Fonseca são as vencedoras do Prémio Científico Mário Quartin Graça 2021. O prémio resulta de uma parceria do Banco Santander e da Casa da América Latina e  distingue anualmente as melhores teses de doutoramento realizadas em Portugal e na América Latina.

A vencedora da categoria de Ciências Sociais e Humanas é Eduarda Barata, de nacionalidade portuguesa. É autora da tese “A retórica do poder em Dinossauro Excelentíssimo de José Cardoso Pires e El Otoño del Patriarca de Gabriel García Márquez”.

O trabalho foi apresentado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa e sobre ele o júri considerou: “Analisa com grande mestria e originalidade estas duas novelas de ditadura e ditador, recorrendo à metodologia comparatista. O resultado desta inovadora análise é um importante contributo para o estudo literário de uma série de temáticas de grande atualidade: o autoritarismo, a ditadura e a violência”.

Na categoria de Ciências Económicas e Empresariais, o prémio foi atribuído a Carla Kitsuta, de nacionalidade brasileira, com o trabalho “Engajamento Corporativo com Startups: Ambiente de Negócios, Capacidades em Gestão da Inovação e Modos de Engajamento”, defendida na Universidade Estadual de Campinas.

“A tese explora a influência do ambiente de negócios, das capacidades de inovação e das estratégias das empresas na adoção de modos de relacionamento específicos das empresas com startups”, explicou o júri.

Tainá Fonseca, de nacionalidade brasileira, foi distinguida na categoria de Tecnologia e Ciências Naturais, com um trabalho apresentado na Universidade do Algarve.

Nas palavras do júri, a tese Environmental Risk Assessment and Toxicity of Pharmaceuticals in Coastal Tropical and Temperate Organisms “foca-se nos efeitos de um tipo específico de medicamentos anticancerígenos que atuam sobre determinadas componentes das células e em fases críticas do ciclo celular, que têm consequências potencialmente sérias nos ecossistemas marinhos. Este trabalho contribui assim, de forma relevante, para a redução do impacto ambiental e a sustentabilidade do planeta”.

Cada investigador recebe um prémio pecuniário de 3 mil euros. A eleição dos vencedores teve em consideração fatores como a originalidade do tema, relevância no âmbito do estreitamento de relações entre os países referidos e a qualidade da investigação.

O júri do prémio é constituído por Arlindo Oliveira, professor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa; João Proença, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Pedro Cardim, professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa; João Paulo Velez, diretor de Comunicação e Marketing Corporativo do Santander Portugal; e Manuela Júdice, secretária-geral da Casa da América Latina.

Ao longo de 12 edições, o Prémio Científico Mário Quartin Graça atribuiu 33 prémios, tendo recebido mais de 800 candidaturas, a maior parte das quais provenientes de Portugal e do Brasil. Este ano foram recebidas 80 candidaturas oriundas do Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Portugal e Venezuela.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.