Prémio de literatura infantil Betweien nasce na UMinho

Promovido pela ‘spin-off’ da UMinho, o concurso é apresentado esta terça-feira, Dia Internacional da Educação. Desafia as associações portuguesas a apresentar uma causa/narrativa para um conto original.

O Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, acolhe esta terça-feira, Dia Internacional da Educação, o lançamento do Prémio de Literatura Infantil Betweien Edições. Trata-se de um novo concurso e visa desafiar as associações portuguesas a apresentarem uma causa ou narrativa que possa ser retratada num conto original infantil, o qual será depois publicado em livro.

A sessão de lançamento coincide com o arranque das candidaturas e conta com as intervenções de Guilherme Pereira, pró-reitor da UMinho para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, de Teresa Vilaça, vice-presidente do IE, de Sara Reis da Silva, professora do IE e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança, bem como de Narciso Moreira e Helena Costa, diretor-geral e diretora de Desenvolvimento e Comunicação da Betweien.

Spin-off da UMinho, a Betweien está instalada em Braga e em Lisboa, dedicando-se há 11 anos à conceção, desenvolvimento e implementação de projetos educativos, além da criação e produção de recursos pedagógicos, com o foco na inovação na área da educação.

O concurso vai premiar e promover contos originais associados a uma causa de uma instituição, que impactem visivelmente a sua comunidade e o território de intervenção. A instituição vencedora vai ter direito à edição gratuita de 500 exemplares do livro.

As candidaturas terminam a 24 de fevereiro, podendo candidatar-se apenas instituições portuguesas com o estatuto de associação.

Existem duas formas de candidatura: uma causa ou propósito, considerado válido para ser retratado num livro infantil, ficando neste caso a criação/produção da história a cargo da Betweien; ou uma narrativa/conto com base numa causa, considerada válida para ser retratada num livro infantil. Os detalhes e o formulário de inscrição estão em betweien.com/premioliteraturainfantil.

O júri do prémio, constituído por membros do Instituto de Educação e da Betweien, vai avaliar as propostas até 25 de março, com base em seis critérios: expressividade, assertividade/adequação, desenvolvimento literário/pessoal, qualidade, originalidade e mensagem pedagógica. O anúncio do vencedor está agendado para 26 de março, Dia do Livro Português.

 

Recomendadas

Investigadora da Universidade de Coimbra estuda desenvolvimento cerebrovascular neonatal

Vanessa Coelho-Santos, investigadora da Universidade de Coimbra, recebeu 300 mil euros de financiamento da Fundação La Caixa para estudar o desenvolvimento cerebrovascular neonatal.

Sete em cada dez empresas têm perspetivas de crescimento e querem recrutar mais em 2023

Em 2023, será o sector da Energia o que mais apostará no recrutamento, seguindo-se o Turismo e o sector das Tecnologias, Media & Telecomunicações (TMT), revela a análise feita por Neves de Almeida HR Consulting e pelo ISCTE Junior Consulting.

“Temos uma empresa com visão transversal em temas como liderança e colaboração”, diz CEO da Norfin

A Norfin conta atualmente com cerca de 80 colaboradores, com idades entre 22 e os 59 anos.
Comentários