Prémio EDP Inovação na fase final. Conhece os finalistas?

O top 3 dos projetos mais inovadores a competir na edição de 2015 do Prémio EDP Inovação já foi selecionado. Os temas sobre eficiência energética, tecnologias de informação e geração solar são os eleitos pelos jovens empreendedores que disputarão, no final deste mês, o primeiro lugar do concurso. Smart Solar Water, Stoock e bLACK.bLOCK (“secador […]


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

O top 3 dos projetos mais inovadores a competir na edição de 2015 do Prémio EDP Inovação já foi selecionado. Os temas sobre eficiência energética, tecnologias de informação e geração solar são os eleitos pelos jovens empreendedores que disputarão, no final deste mês, o primeiro lugar do concurso.

Smart Solar Water, Stoock e bLACK.bLOCK (“secador solar híbrido”) são os projetos finalistas e aqueles que, para já, têm garantido um ano de incubação na EDP Starter, incubadora do Grupo EDP, que se tem revelado um dos principais ativos do Grupo no apoio ao empreendedorismo. O grande vencedor do concurso irá também receber 50 mil euros para a concretização do seu projeto e um programa de pré-aceleração de startups.

E quais são as grandes novidades apresentadas pelos empreendedores nesta 7ª edição?

O Smart Solar Water é um dispositivo eletrónico e inteligente – com capacidade de programação e ação independentes – que maximiza o aproveitamento da energia solar para aquecimento de águas, utilizando informação da previsão solar e de consumo de águas quentes sanitárias, baixando diretamente o consumo elétrico da rede e os custos associados.

O Stoock é um multisensor autossuficiente que deteta parâmetros físicos nas explorações agrícolas, conseguindo posteriormente calcular o índice de evapotranspiração das culturas de determinada exploração agrícola e assim indicar com precisão as necessidades de rega para aquelas culturas, minimizando o desperdício de água e energia.

O bLACK.bLOCK é um método para a automatização do funcionamento de um sistema solar híbrido de desidratação e aquecimento, com aplicação agrícola e agroindustrial na secagem de plantas e armazenamento, através de um algoritmo de cálculo que, a partir da leitura e processamento de dados físicos permite a otimização da utilização da energia solar.

A edição deste ano contou com 29 candidaturas, das quais nove projetos passaram a uma segunda fase de desenvolvimento de plano de negócios. Recorde-se que cerca de 30% das startups que são apoiadas pela incubadora da EDP provêm do Prémio EDP Inovação – “põe as tuas ideias a andar”, o claim da edição deste ano, tem sido literalmente o papel desta iniciativa, ao promover a criação de empresas inovadoras e novos postos de trabalho. Exemplo disso são os casos de sucesso da Zypho, Omniflow e Vertequip, que apesar de não terem vencido o Prémio EDP Inovação, são hoje empresas de sucesso, em crescimento, alvo de investimento de capital de risco e a passar por um importante processo de expansão internacional.

OJE

Recomendadas

EDP procura startups mais inovadoras na área da energia

Elétrica lança a 7ª edição do Free Electrons em busca de startups inovadoras. Candidaturas decorrem até 28 de janeiro.

Mitos que bloqueiam progressão feminina e dificultam diversidade de género nas empresas

Relatório da Mazars e Gender Balance Observatory desmistifica mitos em contexto laboral, entre os quais a falta de ambição e a aversão ao risco entre as mulheres, a questão da maternidade ou das quotas e a meritocracia.

Mercado automóvel cresce 1,8% entre janeiro e novembro, mas muito longe dos números pré-pandemia

Dados da ACAP revelam que em termos globais, o mercado automóvel regista um crescimento de 1,8% entre janeiro a novembro de 2022, face a igual período do ano anterior. De referir que 11,1% dos veículos ligeiros de passageiros novos são elétricos (BEV).