Prémio Idea Puzzle. Investigação sobre obesidade pediátrica distinguida

O Prémio Idea Puzzle 2015, iniciativa apoiada pelo Santander Totta, visa premiar os melhores projetos de investigação de doutoramento e com impacto na sociedade. A grande premiada desta edição do Prémio Idea Puzzle foi Maria João Gouveia, com o projeto de doutoramento subordinado ao tema “A parentalidade mindful na obesidade pediátrica: Das práticas parentais ao […]


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

O Prémio Idea Puzzle 2015, iniciativa apoiada pelo Santander Totta, visa premiar os melhores projetos de investigação de doutoramento e com impacto na sociedade.

A grande premiada desta edição do Prémio Idea Puzzle foi Maria João Gouveia, com o projeto de doutoramento subordinado ao tema “A parentalidade mindful na obesidade pediátrica: Das práticas parentais ao ajustamento psicológico das crianças e adolescentes”. Este trabalho foi desenvolvido na Universidade de Coimbra, sob a orientação de Helena Moreira e Maria Cristina Canavarro.

A investigadora Maria João Gouveia irá avaliar o papel das práticas parentais no comportamento dos filhos, nomeadamente as práticas que se designam como “mindful”. Isto é, avaliar a capacidade dos adultos para evitarem deixar-se arrastar pelas emoções quando se trata de corrigir ou elogiar atitudes ou comportamentos das crianças.

Importa sublinhar que esta é a primeira vez que o conceito “mindful” é aplicado no contexto da obesidade infantil, uma vez que a “parentalidade mindful” é um conceito relativamente recente.

Os resultados desta investigação podem contribuir significativamente para a compreensão do papel de algumas variáveis importantes no ajustamento psicológico das crianças e adolescentes com obesidade.

Especificamente sobre este prémio e a sua atribuição, importa ainda acrescentar que, para além de distinguir os melhores projetos de doutoramento, pretende divulgar o software “Idea Puzzle”, uma metodologia inovadora desenvolvida na Universidade do Porto que ajuda a desenhar um projeto de investigação em qualquer área do conhecimento.

Para isso, o software coloca aos investigadores 21 questões baseadas em Filosofia da Ciência, ajudando-os a responder e a autoavaliar cada resposta, o que permite depois avaliar as forças e fraquezas do projeto de investigação em qualquer fase do doutoramento, um passo importante para o sucesso do projeto em estudo.

Nesta cerimónia de entrega do prémio estiveram presentes os membros do Júri – António Rendas, reitor da Universidade Nova de Lisboa, Luis Bento dos Santos, administrador do Banco Santander Totta, Ricardo Morais, fundador do Idea Puzzle, e ainda João Gabriel, reitor da Universidade de Coimbra.

Através do Santander Universidades em Portugal, o Santander Totta continua a intensificar a sua colaboração com as principais instituições de ensino superior portuguesas, com as quais tem mais de 45 acordos. Até 2018, o banco irá investir 25 milhões de euros nas universidades portuguesas através do apoio ao conhecimento, à mobilidade internacional, à concessão de Bolsas de Mérito e Prémios Científicos e ao programa de estágios Santander Universidades.

OJE

Recomendadas

Atualização do IAS aumenta valor máximo do subsídio de desemprego em 93 euros

O valor máximo do subsídio de desemprego vai subir mais do que o previsto avançando 93 euros, para 1.201,08 euros, refletindo o aumento de 8,4% do Indexante de Apoios Sociais (IAS) em 2023.

Afinal, pensões mais baixas vão subir 4,83% em janeiro

Pensões até 961 euros vão ter aumento de 4,83%, pensões entre 961 euros e 2.883 euros vão subir 4,49% e pensões acima de 2.883 euros vão crescer 3,89%. Correção das atualização vai custar 110 milhões de euros, aos quais se somam os 1.155 milhões de euros já previstos.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.