[weglot_switcher]

Prémio Maria de Lurdes Pintasilgo para Graça Carvalho e Inês Godet

Galardão destina-se a premiar, anualmente, duas mulheres formadas pelo Técnico, instituição onde se formou a única mulher que liderou um governo em Portugal.
  • Maria Graça Carvalho
8 Fevereiro 2017, 07h30

Maria da Graça Carvalho, membro da Unidade de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia e Relatora do Programa Horizonte 2020, e Inês Godet, atualmente aluna de doutoramento na Johns Hopkins University são as duas antigas alunas do Técnico distinguidas com o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, a entregar esta quinta-feira, 9 de fevereiro.

A sessão a realizar no Salão Nobre do IST contará com as intervenções de Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico, Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e do ministro Adjunto, Eduardo Cabrita

O objetivo do prémio é distinguir “uma antiga aluna que se tenha destacado pelas suas contribuições profissionais e/ou sociais” e uma “uma recém-graduada do IST, que se tenha destacado pela qualidade científica da dissertação de Mestrado e pelo percurso académico no IST”.

Há mulheres extraordinárias que marcaram indelevelmente a nossa história coletiva. Em engenharia, no entanto, não são ainda muitas embora o panorama esteja a mudar. A aluna que desafiou as estruturas de uma sociedade de matriz patriarcal e a impulsionadora do “feminismo de Estado” no nosso país foi certamente uma delas. Pareceu-nos assim apropriado que o prémio que pretendíamos instituir como parte do plano de promoção da igualdade e da inclusão no IST homenageasse Maria de Lourdes Pintasilgo. Com este prémio, pretendemos promover o papel e o impacto das nossas antigas alunas na sociedade e apresentá-las como modelos para as novas candidatas e alunas de engenharia, sublinha Arlindo Oliveira, presidente do Técnico.

Atualmente, o Técnico tem cerca de 31% de alunas no universo de estudantes, quando em 1974/75 as alunas ocupavam, apenas, 16% dos lugares nas salas de aula.

A lista dos cursos de engenharia com maior percentagem de alunas é liderada por Engenharia Biológica com 74% de mulheres, segue-se Arquitetura e Engenharia Química com 62% de mulheres.

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.