Prémio Maria de Lurdes Pintasilgo para Graça Carvalho e Inês Godet

Galardão destina-se a premiar, anualmente, duas mulheres formadas pelo Técnico, instituição onde se formou a única mulher que liderou um governo em Portugal.

Maria Graça Carvalho

Maria da Graça Carvalho, membro da Unidade de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia e Relatora do Programa Horizonte 2020, e Inês Godet, atualmente aluna de doutoramento na Johns Hopkins University são as duas antigas alunas do Técnico distinguidas com o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, a entregar esta quinta-feira, 9 de fevereiro.

A sessão a realizar no Salão Nobre do IST contará com as intervenções de Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico, Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e do ministro Adjunto, Eduardo Cabrita

O objetivo do prémio é distinguir “uma antiga aluna que se tenha destacado pelas suas contribuições profissionais e/ou sociais” e uma “uma recém-graduada do IST, que se tenha destacado pela qualidade científica da dissertação de Mestrado e pelo percurso académico no IST”.

Há mulheres extraordinárias que marcaram indelevelmente a nossa história coletiva. Em engenharia, no entanto, não são ainda muitas embora o panorama esteja a mudar. A aluna que desafiou as estruturas de uma sociedade de matriz patriarcal e a impulsionadora do “feminismo de Estado” no nosso país foi certamente uma delas. Pareceu-nos assim apropriado que o prémio que pretendíamos instituir como parte do plano de promoção da igualdade e da inclusão no IST homenageasse Maria de Lourdes Pintasilgo. Com este prémio, pretendemos promover o papel e o impacto das nossas antigas alunas na sociedade e apresentá-las como modelos para as novas candidatas e alunas de engenharia, sublinha Arlindo Oliveira, presidente do Técnico.

Atualmente, o Técnico tem cerca de 31% de alunas no universo de estudantes, quando em 1974/75 as alunas ocupavam, apenas, 16% dos lugares nas salas de aula.

A lista dos cursos de engenharia com maior percentagem de alunas é liderada por Engenharia Biológica com 74% de mulheres, segue-se Arquitetura e Engenharia Química com 62% de mulheres.

 

 

 

 

Recomendadas

Investigadores captam mais 11,5 milhões para Portugal do Conselho Europeu de Investigação

Quatro investigadores de instituições nacionais, entre os quais Maria Manuel Mota, captaram 2,1% do financiamento total atribuído no âmbito do ERC Advanced Grant 2022, cujos resultados foram anunciados esta quinta-feira, 30 de março.

Portugal captou 27 milhões no Conselho Europeu de Inovação em dois anos

Balanço da Agência Nacional de Inovação (ANI) revela que, em conjunto, os dois instrumentos do Conselho Europeu de Inovação financiaram 30 projetos com participação de entidades portuguesas.

Porto Business School anuncia novo ciclo de liderança: expansão na continuidade

José Neves, dean, e os vice Patrícia Teixeira Lopes e Luís Garrido Marques, querem repensar o posicionamento internacional da Escola e redesenhar os programas, orientando-os para as necessidades do mercado, do talento.
Comentários