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Prémio Nacional Indústrias Criativas Super BockSerralves: estes são os 10 finalistas

Das 164 candidaturas analisadas pelo júri, dez foram escolhidas para a última fase. Os projetos estão integrados em áreas da Arquitetura e Artes Visuais, Música e Arte do Espétaculo, Conteúdos e Novos Media e Turismo e Património.
24 Abril 2018, 16h41

A 10ª edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super BockSerralves deu a conhecer os 10 finalistas esta terça-feira. Estes 10 projetos estão divididos em quatro categorias: cinco em Arquitetura e Artes Visuais, dois em Música e Arte do Espetáculo, dois em Conteúdos e Novos Media, e um na categoria de Turismo e Património.

Na área de Arquitetura e Artes Visuais encontra-se a “Sugo Cork Rugs”, uma marca de tapetes de fabrico português que recupera a tradição da arte da tapeçaria. A “Horizon 47”, pela criação de um cadeirão com um sistema de som incorporado e invisível. O “Móvel ao Quadrado” é uma linha de mobiliária ecológica que se baseia na simplicidade de montar e desmontar transporte. A “Futou” que consiste num projeto de design que recupera o legado da tecelagem artesanal e por fim a “Guava Shoes”, uma marca de calçado 100% nacional que se destaca pela geometria e arquitetura dos saltos altos.

A categoria de Música e Arte do Espetáculo integra o “Quarteto Contratempus” que potencia a sinergia entre as artes de palco convencionais e as tecnologias multimédia interativas, através do uso de sensores que fazem parte do instrumento utilizado em palco. O outro projeto escolhido pelo júri é a “Moot-the Moviment Lab”, uma plataforma online que cria e disponibiliza conteúdos para e por dançarinos com o objetivo de potenciar a sua rotina de treinos, independentemente do estilo de dança.

Para a área de Conteúdos e Novos Media o júri elegeu a “Glymt” uma plataforma de vídeos curtos com website e aplicações móveis que permite fazer pedidos específicos de vídeo e beneficiar da interpretação criativa da comunidade. O projeto “Inygon” tem como base o mercado dos videojogos, com serviços direcionados para as marcas e gamers, onde se inclui a produção de eventos e conteúdos.

O último finalista é a “Luggage Driver” integrado na categoria Turismo e Património. Uma start-up portuguesa que presta um serviço personalizado, simples, conveniente e eficaz, na recolha e transporte de bagagem especialmente de turistas e viajantes que se deslocam a Portugal.

Os três primeiros prémios vão ter o valor de 15.000 euros 7.000 euros e 3.000 euros respetivamente, e a hipótese de representarem Portugal na maior competição internacional de indústrias criativas, a Creative Business Cup que se realizará em Copenhaga no mês de novembro.

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