[weglot_switcher]

Prémios da Fundação La Caixa/BPI com reforço de dotação de 4,6 milhões

“Tem hoje início a edição de 2022 dos Prémios BPI Fundação “la Caixa”, que este ano contam com um reforço de 600 mil euros, perfazendo uma dotação global de 4,6 milhões de euros”, diz o BPI.
  • Jose Manuel Ribeiro/Reuters
24 Fevereiro 2022, 17h26

Os prémios BPI Fundação “la Caixa” entram em 2022 com um reforço da dotação para 4,6 milhões de euros. O anúncio chegou através de um comunicado do banco, esta quinta-feira.

“Tem hoje início a edição de 2022 dos Prémios BPI Fundação “la Caixa”, que este ano contam com um reforço de 600 mil euros, perfazendo uma dotação global de 4,6 milhões de euros”, informa o BPI.

O objetivo destes prémios é apoiar instituições sem fins lucrativos nas suas iniciativas destinadas a melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade e promover a igualdade de oportunidades.

“Todas as candidaturas que cumpram os requisitos do Regulamento são objeto de avaliação técnica. As candidaturas mais pontuadas são submetidas a avaliação complementar por um grupo de avaliadores designados pelo BPI e pela Fundação la Caixa, a fim de validar e comprovar a sua consistência. Por fim, a seleção dos projetos é realizada por um júri que analisa as candidaturas, as linhas prioritárias estabelecidas, a solidez e o impacto social. Em 2021, o BPI e a Fundação la Caixa destinaram 4 milhões de euros para apoiar 142 iniciativas de entidades do terceiro sector”, revela o banco.

A instituição explica que para 2022, os prémios Infância e Seniores foram os que beneficiaram de um maior reforço de dotação, distribuindo cada um 1,3 milhões de euros, para dar resposta aos grupos da população que, de acordo com o relatório “Portugal – Um Balanço Social”, estão entre os mais vulneráveis à pobreza e à exclusão social.

O relatório “Portugal – Um Balanço Social” é um projeto da Fundação “la Caixa” e do BPI, realizado em associação com a Nova SBE, no âmbito da parceria “Iniciativa para a Equidade Social”.

Nos últimos 12 anos, o BPI e a Fundação “la Caixa” distribuíram mais de 22 milhões de euros para a implementação de 781 projetos de inclusão social em Portugal, que contribuíram para melhorar a vida de mais de 175 mil pessoas.

O BPI anuncia ainda que está aberto o processo de candidaturas ao Prémio Capacitar que tem a dotação de um milhão de euros. “O processo de candidaturas inicia-se hoje com o Prémio BPI Fundação la Caixa Capacitar destinado a apoiar projetos que melhorem a qualidade de vida e a autonomia de pessoas com deficiência e doença mental. Podem candidatar-se as instituições privadas sem fins lucrativos”. As candidaturas decorrem de 24 de fevereiro a 21 de março.

No total são quatro os Prémios BPI Fundação “la Caixa”, com diferentes prazos de candidatura que se distinguem entre si pelo seu âmbito de atuação.

O Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário também tem uma dotação de um milhão e tem prazos de candidatura entre 22 de março a 26 de abril.

O prémio séniores tem como finalidade apoiar projetos que promovam a autonomia pessoal e o bem-estar das pessoas com mais de 65 anos, visando especialmente o fortalecimento das relações interpessoais, a prevenção de situações de fragilidade e isolamento e o apoio às situações de doença. A dotação é de 1,3 milhões e as candidaturas entre 27 de abril a 23 de maio.

Por fim o prémio BPI Fundação ”la Caixa” Infância para apoiar crianças em situação de pobreza tem uma dotação de 1,3 milhões e as candidaturas são entre 24 de maio a 27 de junho.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.