Prepare-se, vem aí mais mau tempo

O primeiro sábado e domingo de dezembro vão ser marcados por chuva intensa. O IPMA alerta para a possibilidade de inundações causadas pela forte precipitação.

A meteorologista Maria João Frada explicou, esta sexta-feira, que a previsão para o dia de hoje estão previstos vento fraco, nebulosidade baixa, neblinas ou nevoeiros matinais, que tendem a persistir até ao meio da tarde.

A perita do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) esclareceu à agência Lusa que a entidade está a contar para o final do dia de hoje a ocorrência de precipitação “na região do Baixo Alentejo e Algarve, devido a uma massa de ar quente associada a uma depressão”. Maria João Frada refere que “começa por ser fraca e para o final do dia e madrugada de sábado vai aumentar de intensidade e frequência”.

A previsão do IPMA é que, para o fim-de-semana haja um agravamento substancial do estado do tempo, em especial na região sul, nomeadamente no Algarve e na costa ocidental a sul do Cabo Raso.

“Estamos a prever períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes acompanhados por trovoadas e rajadas fortes. Este vai ser o cenário para sábado e domingo. Apenas a região norte vai ter precipitação fraca”, afirmou a meteorologista.

Maria João Frada sublinhou que o instituto prevê um aumento da intensidade do vento na região sul (Algarve e Baixo Alentejo) com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora e de 90 nas terras altas.

“É uma situação gravosa que se deve à aproximação de uma depressão que vem do Atlântico e que vai aproximar-se da costa ocidental de Portugal continental e da costa ocidental sul em particular. (…) É muito provável que o IPMA emita Aviso Amarelo para sábado e depois, muito provavelmente, o Aviso Laranja”, realçou.

Em relação às temperaturas, não vai haver alterações significativas em relação ao dia de hoje, apenas uma pequena subida da mínima nas regiões do centro e sul.

Recomendadas

Dia Mundial do Professor. Marcelo felicita docentes pela “competência, dedicação e entusiasmo”

Numa nota publicada na página da Presidência da República na internet, é recordado que hoje se assinala o Dia Mundial do Professor, instituído pela UNESCO para “evidenciar o papel dos professores, absolutamente essencial para o sucesso das novas gerações e no desenvolvimento das sociedades”.

5 de outubro: Marcelo pede que se faça avançar democracia com “caminho para todos”

Num discurso de onze minutos, na cerimónia comemorativa dos 112 anos da Implantação da República, na Praça do Município, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa falou dos governos que “tendem quase sempre a ver-se como eternos” e das oposições “quase sempre a exasperarem-se pela espera”, afirmando em seguida que “nada é eterno” e que “a democracia é por natureza o domínio da alternativa, própria ou alheia”.

Cleanwatts vai criar uma Comunidade de Energia Renovável em Braga

“Vamos instalar uma Central Fotovoltaica de 1,2 MWp (megawatts-pico), com mais de 2.100 painéis solares, nos telhados da Arquidiocese de Braga, que será integrada numa Comunidade de Energia Renovável”, explica Basílio Simões, fundador e presidente da Cleanwatts.
Comentários