[weglot_switcher]

Presidência romena da União Europeia apresenta hoje prioridades do mandato

Coesão, segurança e aumento do peso da União na geopolítica internacional fazem parte da agenda da Roménia para os próximos seis meses.
8 Janeiro 2019, 08h00

O Conselho da União Europeia reúne hoje, dia 8 de janeiro, para ficar a saber quais são as prioridades da presidência da Roménia, que está à frente daquele órgão desde 1 de janeiro passado e ao longo do primeiro semestre de 2019.

Convergência, segurança, reforço da dimensão internacional e uma Europa focada nos seus valores fundacionais são os quatro pilares que serão apresentados.

Vasilica Viorica Dancila, primeira-ministra da Roménia desde 29 de janeiro de 2018 pelo Partido Social Democrata, é a líder de um governo que tem sido acusado quer interna quer externamente de tentar imiscuir-se no poder judicial – dando mostras de pretender subalternizá-lo perante ao poder político executivo.

A somar a este desentendimento com a União Europeia – que tem emitido vários sinais de que não aprecia esta tentativa, que se repete na Hungria e na Polónia – a Roménia tem sido alvo de acusações de fraude com fundos públicos patrocinados pela União Europeia.

De qualquer modo, o plano da sua presidência para os próximos seis meses é ambicioso e “procurará contribuir para assegurar a convergência e a coesão na Europa, a fim de alcançar oportunidades de desenvolvimento sustentável e equitativo para todos os cidadãos e Estados-Membros, aumentando a competitividade e reduzindo as lacunas de desenvolvimento, promovendo a conetividade e digitalização, estimulando o empreendedorismo e consolidando a política industrial europeia”, refere nota oficial do governo romeno.

Desenvolver a dimensão social da União, estimular o crescimento e o investimento, aprofundar a União Económica e Monetária e apoiar as reformas estruturais fazem parte do ‘caderno de encargos’ que a Roménia irá propor.

A questão da segurança não podia deixar de estar presente: reforço da segurança interna, fomentando a cooperação entre os Estados-membros e aumentando a interoperabilidade dos sistemas de segurança, continuar a luta contra o terrorismo e dar maior atenção às questões de imigração com base numa abordagem global, fazem parte das propostas romenas –  que não esquece as ligações, que pretende reforçar, da União Europeia à NATO.

A Roménia quer ainda insistir no avanço do processo de alargamento da União – algo que a presidência da Bulgária no ano passado conseguiu ‘ressuscitar’ para o topo da agenda política – como forma de garantir uma maior segurança interna e externa do espaço comum.

A reunião do Conselho da União Europeia servirá ainda para que os ministros presentes conheçam os últimos desenvolvimentos sobre o quadro financeiro plurianual para 2021-2027.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.