[weglot_switcher]

Presidente da Assembleia da Madeira alerta que regiões ultraperiféricas necessitam de mais atenção da União Europeia

O presidente da Assembleia Regional defendeu que as economias mais distantes do centro da Europa e aquelas que dependem do turismo, como é o caso da Madeira, serão aquelas que levarão mais tempo a recuperar.
14 Outubro 2020, 11h02

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, defendeu que as regiões ultraperiféricas (RUP) são aquelas que necessitam de mais atenção por parte da União Europeia, lembrando que as economias mais distantes do centro da Europa e aquelas que dependem do turismo, como é o caso da Madeira, serão aquelas que levarão mais tempo a recuperar.

José Manuel Rodrigues aproveitou para elogiar Angela Merkel, chanceler da Alemanha, pelas palavras proferidas no Comité das Regiões Europeu, onde sublinhou a importância das “regiões e das cidades no combate à pandemia”, reforçando que sem a ajuda das autoridades regionais e locais “pouco ou nada se pode fazer”.

O presidente da Assembleia Regional sublinhou o pedido que foi feito por Merkel para a definição de políticas “que levem a uma recuperação da economia, do emprego e que combatem as desigualdades sociais”, bem como o apelo ao esforço de todos para evitar um novo confinamento.

José Manuel Rodrigues partilhou também a estratégia defendida por Merkel no que diz respeito às alterações climáticas, onde defendeu “defendeu uma lei europeia para o clima e revelou que 37% do Fundo de Recuperação Económica será adstrito a empresas que se dediquem ao ambiente ou que tenham projetos ambientais”.

O presidente da Assembleia saudou também o anúncio de Merkel, que assegurou que, em janeiro, muitas das verbas comunitárias já estariam disponíveis. José Manuel Rodrigues diz que isto são “boas notícias” para a Europa e para as regiões que mais estão a sentir a pandemia como é o caso da Madeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.