Presidente da Assembleia da Madeira pede contributo dos parlamentos regionais no processo legislativo europeu

O presidente do parlamento da região pede que os parlamentos regionais contribuam “para a construção da União Europeia” e que sejam encontradas soluções para travar o aumento dos “populismos e dos radicalismos”, apelando ao reforço das ligações entre “os deputados e aqueles que os elegeram”.

O presidente da Assembleia da Madeira, José Manuel Rodrigues, pediu um maior contributo e uma maior presença por parte dos parlamentos regionais no processo legislativo europeu. A proposta será apresentada na reunião anual da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE), que decorre no parlamento da Valónia, na Bélgica.

“O parlamento da Madeira já tem procurado ter o desígnio de aproximar os eleitos dos eleitores, indo ao encontro dos anseios das populações e trazer o povo da Madeira e do Porto Santo ao parlamento que o representa”, disse José Manuel Rodrigues.

O presidente da Assembleia da Madeira vai ainda pedir que os parlamentos regionais contribuam “para a construção da União Europeia” e que sejam encontradas soluções para travar o aumento dos “populismos e dos radicalismos”, apelando ao reforço das ligações entre “os deputados e aqueles que os elegeram”.

José Manuel Rodrigues sublinha que a reunião da CALRE vai decorrer num “momento conturbado da vida do ‘velho continente’ e do mundo”, devido aos efeitos provocados pela pandemia e pela guerra, que trouxeram “efeitos nefastos” nas economias.

“É com este pano de fundo, de inflação galopante, acompanhada de uma subida das taxas de juro, que deverá provocar uma recessão económica na maioria dos países da União Europeia, que vão reunir os presidentes das Assembleias Legislativas Regionais Europeias. A ideia é também avaliar em que medida é que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o novo quadro comunitário europeu podem esbater as consequências económicas e sociais da pandemia e da guerra”, sublinha José Manuel Rodrigues.

A sessão plenária anual da CALRE decorre esta sexta-feira, e terá por propósito aprovar todas as recomendações a dirigir às instituições europeias, e para a eleição do presidente da CALRE para 2023.

Recomendadas

Madeira: IHM renova campo de jogos do Bairro da Nazaré num investimento de 65 mil euros

A reabilitação daquele espaço e a introdução de um campo destinado à prática do Madeirabol, deverá constituir mais um polo de atração e recreio para os moradores, mas também para a população em geral.

Saiba que erros evitar na gestão das finanças pessoais

Faça um Plano Financeiro. Defina objetivos a curto, médio e longo prazo, mas que consiga cumprir. Quantifique-os e defina prazos. Calcule pequenas metas a curto prazo para os atingir e mantenha-se focado nesses objetivos, sem ser demasiado ambicioso.

Parlamento da Madeira pede inclusão das regiões autónomas no grupo que vai elaborar o Plano Estratégico da Pequena Pesca

“Para nós é fundamental que as Regiões Autónomas estejam salvaguardadas com uma presença efetiva, por forma a que possamos salvaguardar as especificidades da pequena pesca nas ilhas, que é diferente da que acontece no território continental”, aclarou Nuno Maciel.
Comentários