Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira defende papel mediador dos parlamentos regionais

Em Espanha, os 72 presidentes das Assembleias Legislativas Regionais debateram as relações com o Comité das Regiões Europeu. Os parlamentos regionais querem dialogar diretamente com as instituições europeias.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira defendeu, esta sexta-feira, em Oviedo, um reforço da identidade europeia e um novo modelo de funcionamento que tenha “em conta a ação e o trabalho desenvolvidos pelos parlamentos regionais”.

José Manuel Rodrigues sustentou que “os parlamentos regionais, para além de terem de ver reforçada a sua participação no processo legislativo, devem ter uma ação de mediadores entre as instituições europeias e os cidadãos”.

Na Conferência das Assembleia Legislativas Regionais Europeias (CALRE), José Manuel Rodrigues vincou que “dentro da subsidiariedade ativa terá que haver um reforço dos mecanismos de participação dos parlamentos regionais junto das instituições europeias que vá para além da nossa cooperação, que tem sido boa, com o Comité das Regiões”.

Afirmou, ainda, ser “preciso dar mais substância política e mais visibilidade à nossa própria Conferência (CALRE) que hoje está reunida em Oviedo”.

Em Espanha, os 72 presidentes das Assembleias Legislativas Regionais debateram as relações com o Comité das Regiões Europeu. Os parlamentos regionais querem dialogar diretamente com as instituições europeias.

Carlo Boghetti, do Conselho Regional da Lombardia, vincou que “as Assembleias Regionais têm mais força no seio da Europa porque não estão “condicionadas pelas famílias políticas do Parlamento Europeu”. Se dialogassem diretamente, os parlamentos “teriam mais força e teriam mais rapidez na apresentação de novas propostas”, concluiu.

Recomendadas

Madeira: Aprovado relatório da Comissão de Inquérito à linha de crédito INVEST-RAM

O relatório mereceu os votos favoráveis PSD e do CDS-PP, os votos contra do PS, partido proponente do inquérito, e a abstenção do PCP.

Câmara do Funchal apoia com 3.600 euros encontros oficiais da seleção nacional feminina de ténis de mesa

Os jogos realizam-se, a 29 de novembro (terça-feira), Portugal-Itália e 30 de novembro (quarta-feira), Portugal-República Checa, sendo ambos os jogos com início marcado para as 19h, no Complexo Desportivo de São Roque.  

PS critica oportunidades perdidas do Governo da Madeira para renovar frota pesqueira e considera apoios insuficientes

O PS acusa o Governo Regional de ter as prioridades erradas e critica o executivo por não ter usadas verbas de fundos comunitários e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a renovação da frota pesqueira de peixe-espada preto.
Comentários