[weglot_switcher]

Presidente da Bolsa cabo-verdiana diz que processo de venda das ações da Cabo Verde Airlines será “completamente subscrita”

É no próximo dia 16 de dezembro que fecha o dossiê da venda de 7,65% de títulos da antiga TACV junto da diáspora.
3 Dezembro 2019, 21h50

A poucos dias de fechar o dossiê da venda de 7,65% de ações da Cabo Verde Airlines junto da diáspora, o presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde disse que acredita que o processo será completamente subscrito.

Manuel Lima falava à agência noticiosa Inforpress, à margem de um workshop promovido pelo governo cabo-verdiano, na cidade da Praia, para capacitar participantes com novos instrumentos e mecanismos de Financiamento para o Desenvolvimento (FFD).

“O processo [que se iniciou em setembro] vai ainda decorrer até o dia 16 de dezembro. Posso dizer que, de facto, a semelhança do que o secretário de Estado já disse, está a decorrer de uma forma bastante positiva”, disse o mesmo responsável.

Manuel Lima asseverou que faltam poucos dias para fechar esse dossiê, mas que tudo leva a crer que “esse processo vai ser completamente subscrito”.

A venda das 74.650 ações da antiga Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) – entretanto parcialmente privatizada -, cada uma a um preço unitário de 1.457 escudos (cerca de 13 euros), vai decorrer até 16 de dezembro de 2019.

O processo faz parte da reestruturação da antiga TACV, em que a primeira iniciativa foi a venda de 51% das ações da empresa aos islandeses da Icelandair, passando a chamar-se Cabo Verde Airlines (CVA).

O Estado de Cabo Verde passou a deter 49% das ações, e optou por vender 10% aos trabalhadores e aos emigrantes cabo-verdianos, num total de 100 mil ações, e os restantes 39% a investidores institucionais (390 mil ações).

Um total de 91 trabalhadores da antiga transportadora aérea pública cabo-verdiana tornou-se acionista da empresa, numa operação que aconteceu pela primeira vez, enquadrada no processo de reestruturação da agora privada Cabo Verde Airlines.

Segundo o anúncio feito a 20 de setembro, em conferência de imprensa com o secretário de Estado das Finanças cabo-verdiano, Gilberto Barros, a venda dos títulos aos trabalhadores da CVA foi iniciada a 1 de julho e concluída a 1 de setembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.