[weglot_switcher]

Presidente da Câmara de Viana do Castelo aos “murros” com adversários políticos

O JE teve acesso a um vídeo em que Luís Nobre, atual presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, aparece a simular ataques físicos a adversários políticos. Quatro vereadores da autarquia pertencentes aos partidos da oposição são mencionados.
25 Maio 2023, 18h27

Num vídeo ao qual o JE teve acesso, Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, encontra-se na sala de reuniões da autarquia com um assessor e parece simular ataques a adversários políticos enquanto se ouvem algumas injúrias.

São quatro os nomes mencionados pelo atual presidente da autarquia neste vídeo: Eduardo Teixeira, vereador do PSD e ex-candidato à presidência da Câmara nas últimas eleições; Cláudia Marinho, vereadora da CDU; Ilda Novo, vereadora da CDS-PP e Paulo Vale, vereador do PSD.

Contactado pelo JE, o presidente Luís Nobre lamenta a gravação e divulgação “ilegal e não autorizada” de “um momento de humor e descontração” com o seu gabinete, classificando a mesma como ilegal. Apesar da natureza criminosa da gravação, o presidente de Câmara realça que tomou de imediato a iniciativa de chamar os vereadores envolvidos, apresentando as suas desculpas pelo sucedido.

“Foi um momento privado. Não estava no exercício das minhas funções, mas sim num momento privado, uma oferta que o meu gabinete me fez” numa tradição natalícia da autarquia, esclareceu.

Ao JE, os visados no vídeo em causa admitiram não o ter ainda visto, tendo tomado conhecimento do mesmo através do próprio presidente da Câmara.

Os vereadores do PSD, Eduardo Teixeira e Paulo Vale, dizem preferir não comentar vídeos que não viram, embora Paulo Vale reconheça saber “mais ou menos o que está em causa”, depois de ser informado pelo próprio presidente.

“Soube do vídeo através dele, que nos falou e pediu desculpa pelo mesmo, embora sem o ter fornecido”, afirmou Paulo Vale ao JE. Já Eduardo Teixeira reserva-se ao “direito de, depois de o vermos, dizermos algo” sobre o assunto.

Também Ilda Novo, do CDS-PP, foi informada pelo presidente para a existência do vídeo, embora admitindo que este não passe de “uma infantilidade”. A vereadora também não viu o vídeo, mas esclarece já não ter “levado a mal”, especialmente dado o “trato cordial que tem com os vereadores” e a forma “cordata e com elevação como recebe as sugestões da oposição”.

Na mesma linha, Claúdia Marinho, da CDU, afirma que a situação, dada a postura do político em causa, “não parece transcendente”. Ainda assim, o cenário do vídeo, aparentemente a Câmara Municipal de Viana do Castelo, é “um local institucional que deve ser respeitado”.

[notícia atualizada às 19h27]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.