[weglot_switcher]

Presidente da Comissão de Vencimentos da TAP demite-se

Tiago Aires Mateus demite-se invocando razões pessoais, mas acrescenta que a existência da Comissão de Vencimentos da TAP não faz sentido na atual estrutura acionista da companhia. Papel deste órgão tem estado em xeque desde que o Governo contratou a antiga CEO da TAP com um contrato que previa um bónus milionário e que não chegou a ser ratificado pela comissão de vencimentos. Desacordo em relação ao salário do novo CEO Luís Rodrigues terá sido a gota de água e está na origem da saída, sabe o JE.
18 Maio 2023, 16h34

O presidente da Comissão de Vencimentos da TAP, Tiago Aires Mateus, apresentou hoje a demissão do cargo, apurou o Jornal Económico.

Na carta de demissão que enviou à tutela, Tiago Aires Mateus invoca “motivos pessoais”, mas acrescenta que se deve também ao facto de o papel da Comissão não ser levado a sério na atual estrutura acionista da companhia aérea.

“Atendendo ao atual contexto, não posso deixar de referir que a decisão de renunciar ao referido cargo decorre de motivos pessoais, mas também se esteia na minha convicção, tornada pública a 19 de abril último, de que a existência desta Comissão de Vencimentos não só não encontra fundamento na estrutura acionista da empresa, como constitui uma fonte de dúvidas sobre o exato recorte das atribuições, competências e procedimentos aplicáveis em matéria de fixação da remuneração dos gestores públicos”, refere Tiago Aires Mateus na sua carta de demissão, a que o Jornal Económico teve acesso.

Esta posição do jurista vai ao encontro daquilo que defendeu na sua audição na Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP, no passado dia 19 de abril.

Salário de Luís Rodrigues provoca desentendimento

Ao que o Jornal Económico apurou, na origem da demissão está um desacordo em relação ao vencimento do novo CEO da TAP, Luís Rodrigues. O gestor argumenta que lhe foi prometido pelo Governo um valor em linha com o ordenado de Christine Widener, que era de 504 mil euros por ano,  sabe o Jornal Económico. Porém, o valor que foi proposto pela Comissão de Vencimentos para Luís Rodrigues é de 420 mil euros por ano, o que equivale ao salário auferido pelo antigo CEO da TAP, Fernando Pinto.

A “Sábado”, que também avançou hoje a notícia, adianta que o Governo terá pressionado Tiago Aires Mateus no sentido de rever o parecer da Comissão relativo ao salário do novo CEO da TAP.

Até ao momento não foi possível obter esclarecimentos de Tiago Aires Mateus e de Luís Rodrigues.

Saiba mais sobre este assunto na edição semanal do Jornal Económico desta semana, que estará nas bancas na sexta-feira, 19 de maio.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.