[weglot_switcher]

Presidente da ESAI: “A Escola existe porque a sociedade exige uma formação específica, prática e direcionada”

Julie Lefebvre, presidente da ESAI, dá a conhecer a oferta especializada da Escola focada nas atividades imobiliárias e traça o perfil de quem a frequenta. 
13 Agosto 2022, 15h06

A ESAI – Escola Superior de Atividades Imobiliárias foi fundada em 1989, em Lisboa. A sua oferta formativa é composta por um mestrado, diversas licenciaturas, MBA’s, assim como cursos técnicos e de especialização em diversas áreas do setor, de curta e média duração. Na área da investigação conta com o Centro de Investigação Científica da Construção e do Imobiliário (CICCOI),  criado em 2003 virado para a inovação na forma de estudar o mercado imobiliário. A Escola é também parte integrante da SPESI – Sociedade de Promoção do Ensino Superior Imobiliário –, que tem como objetivo promover a ESAI e assegurar a formação de licenciados e outros técnicos em atividades imobiliárias, garantido a implementação de todas as estruturas necessárias. Ao Jornal Económic, Julie Lefebvre apresenta a oferta e os aspetos diferenciadores da Escola e traça o perfil de quem a frequenta.

 

Qual o perfil do aluno que frequenta a ESAI?

Neste momento e, em virtude da multiplicidade dos mecanismos de acesso ao Ensino Superior, da diversidade das origens dos alunos e do aumento da própria oferta formativa, podemos falar de um perfil de aluno, mais amplo e heterogéneo no que concerne às suas características, mas ainda assim, homogéneo nas motivações e objetivos que o trazem à Escola. A flexibilização do acesso ao Ensino Superior, complementado por concursos e regimes especiais, (caso dos maiores de 23 anos, outros cursos superiores, alunos estrangeiros e os titulares de cursos de dupla certificação e artísticos especializados) tem potenciado a integração de candidatos com qualificações diversas e um perfil específico, diferente, na maior parte dos casos, do aluno proveniente do regime geral de acesso. Falamos de um perfil que, independentemente de estar mais ou menos relacionado com a área do imobiliário e da construção, procura um ensino de teor prático, altamente profissionalizante e atento às novas demandas do mercado laboral e às mudanças sociais.

 

O que procura ele?

Muito mais que um emprego ou uma saída profissional, é um aluno que procura um estudo em proximidade e a criação de uma rede de networking, onde a experiência e opinião de docentes e outros alunos são “pontes” facilitadoras para o seu crescimento pessoal e profissional. Em termos de proveniência do aluno, a aposta tecnológica que a ESAI fez, nomeadamente na digitalização do ensino, tem potenciado a captação de novos públicos fora da base regional de recrutamento (Área Metropolitana de Lisboa) e tem permitido a frequência do Ensino Superior por alunos residentes nas mais diversas regiões do país, ilhas, de alguns países europeus, do Brasil e de Angola, contribuindo assim, para um perfil de aluno multicultural e sem fronteiras. É, efetivamente, um aluno que valoriza cada vez mais e procura, a participação em projetos de investigação e de produção científica, em redes de parcerias, de cooperação e de mobilidade internacional.

 

Que graus atribui a ESAI?

A ESAI tem atualmente, na sua oferta formativa conferente de grau, cursos únicos em Portugal, nomeadamente a Licenciatura em Gestão Imobiliária, a Licenciatura em Gestão da Edificação e Obras e o Mestrado em Avaliação e Gestão de Ativos Imobiliários.

 

Que outra formação oferece?

A ESAI disponibiliza um leque alargado de oferta formativa, ao nível graduado e pós-graduado, vários programas de estudos especializados e “à medida” com uma forte ligação ao mundo empresarial (do imobiliário e áreas transversais). A estreita articulação com o mercado do trabalho, seja através da rede de parceiros, seja através dos seus docentes e alunos, também eles agentes no mercado, garante a constante atualização e adequação dos programas e conteúdos formativos. De igual a forma, também a integração no Conselho Consultivo da Escola de personalidades de reconhecido mérito, representantes das principais entidades nacionais nas áreas educativa, sociocultural e profissional dos cursos ministrados, permite um olhar externo, objetivo e atento às necessidades do mercado. A ESAI existe, porque a sociedade exige uma formação específica, prática e direcionada.

Atualmente, a oferta formativa da ESAI integra os seguintes programas: · Licenciatura em Gestão Imobiliária; · Licenciatura em Gestão da Edificação e Obras · Mestrado em Avaliação e Gestão de Ativos Imobiliários · MBA em Gestão e Mediação Imobiliária · MBA em Avaliação Imobiliária · CTeSP em Mediação Imobiliária · CTeSP em Gestão de Condomínios e Edifícios. Oferece também muitos outros cursos de Formação Executiva especializada no setor imobiliário e áreas transversais.

 

Quais são as novidades para o próximo ano letivo?

Para além da abertura de vagas ao nível das licenciaturas e mestrado, cujo concurso de acesso se encontra em curso, a ESAI apresentará no ano letivo de 2022/23, dois MBA´s Executivos, únicos no país: A 2.ª edição do MBA em Gestão e Mediação Imobiliária, previsto para iniciar em outubro – MBA dirigido a Consultores Imobiliários que procuram evoluir na carreira ou constituir Equipa, Gestores de Equipa e Diretores Comerciais, Responsáveis de Operações e Recrutamento, Brokers e donos de Agências, Investidores e Empreendedores do setor Imobiliário. A 1.ª Edição do MBA em Desenvolvimento Urbano Sustentável e Cidades do Futuro – dirigido a todos os profissionais “relacionados com a cidade”, arquitetos, urbanistas, engenheiros, investidores, promotores e mediadores imobiliários, fundos de investimento, e profissionais da construção.

A Comissão de Avaliação (CAE) da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) deu parecer favorável à acreditação da Licenciatura em Engenharia Civil, em associação entre a ESAI e o Instituto Politécnico de Tomar. Assim, acreditamos existir uma forte probabilidade de virem a ser abertas candidaturas para a frequência deste novo Ciclo de Estudos no ano letivo 2022/2023.

 

Em que medida, a Escola pode contribuir para aumentar a qualidade da gestão em Portugal?

As Instituições de Ensino Superior são os alicerces para a construção de economias mais sólidas e sociedades mais justas. A ESAI, assume na sua missão, a formação de capital humano, a produção de conhecimento e a transferência de know-how, com a implementação de metodologias inovadoras, eminentemente práticas e ativas e orientadas para as melhores práticas na área da gestão e das ciências empresariais. O contributo da Instituição torna-se claro, com a colocação à disposição da sociedade, de ativos valiosos, técnica e cientificamente qualificados e determinantes para o desenvolvimento económico e social, a competitividade e sustentabilidade do país.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.