Presidente da Fed defende novas subidas das taxas de juro (com áudio)

O presidente da Reserva Federal (Fed) norte-americana, Jerome Powell, insistiu hoje que será necessário continuar a subir as taxas de juro porque o processo de “desinflação” começou há pouco.

“Pensamos que é necessário aumentar mais as taxas, como dissemos, e acreditamos que é preciso manter a política num nível restritivo durante um certo tempo”, afirmou Powell, numa intervenção no Economic Club de Washington, advertindo que não será um período “suave”.

Na passada quarta-feira, após uma reunião do comité de política monetária da Fed, Powell já tinha afirmado que são precisos mais sinais de que a inflação está a abrandar “de forma sustentada”.

Nessa reunião, a Fed decidiu subir as suas taxas de juro em 25 pontos base, um aumento mais moderado depois dos 50 pontos base decididos em dezembro.

A inflação homóloga abrandou em dezembro nos Estados Unidos para 5%, contra 5,5% em novembro, segundo o índice PCE publicado pelo Departamento do Comércio, um indicador que o banco central norte-americano privilegia.

Relacionadas

Wall Street abre em leve baixa com expetativa para o discurso do presidente da Fed

Em dia de discurso de Jerome Powell, agendado para as 17h, a bolsa de Wall Street abriu com os principais índices no vermelho.

Inflação: Governos dificultam a missão do BCE? Veja o “Mercados em Ação”

Estarão os estímulos dos Governos às famílias a prejudicar a tarefa de Christine Lagarde e dos outros líderes dos bancos centrais na árdua tarefa de conter a inflação? Henrique Tomé, analista do XTB, analisa este e outros temas na edição desta semana do programa da plataforma multimédia JE TV.
Recomendadas

PremiumAngola prepara-se para queda do petróleo após 2030

A transição energética deve diminuir o apetite global por petróleo, embora menos do que projetado, preveem analistas ouvidos pelo JE. Conversão para gás é um rumo, mas aposta nas renováveis e no agroalimentar é para aprofundar.

PremiumDepois da tempestade, vem a bonança

Fed mais hawkish não assusta investidores, à medida que os mercados superam a crise bancária.

Bolsa de Cabo Verde já colocou este ano 12,6 milhões euros em emissões

A Bolsa de Valores de Cabo Verde já emitiu em quase 25 anos de atividade quatro emissões bolsistas de municípios, as primeiras das quais em 2010, referentes à Praia e ao Sal.
Comentários