[weglot_switcher]

Presidente da JSD “ameaça” emprestar nome a clubes e associações para reabrir desporto jovem

O também deputado social-democrata Alexandre Poço lançou um ultimato ao Governo, garantindo que poderá recorrer ao regime jurídico de juventude partidária para permitir que clubes e associações realizem eventos desportivos que até agora estão a ser vedados pelas regras da Direção-Geral de Saúde.
30 Setembro 2020, 08h10

O presidente da Juventude Social Democrata (JSD), Alexandre Poço, ofereceu-se para “emprestar” o nome da JSD a clubes e associações que queiram reabrir o desporto jovem, cujas competições estão suspensas nas diversas modalidades devido às restrições impostas pela Direção-Geral de Saúde. Numa mensagem publicada nesta terça-feira no Twitter, o também deputado social-democrata lançou um ultimato ao Governo, dizendo que “tem até ao final da semana para se pronunciar” sobre o tema antes de a JSD recorrer ao estatuto jurídico de juventude partidária para realizar eventos desportivos com atletas menores de idade.

Contactado pelo Jornal Económico, Alexandre Poço disse que a disponibilidade de “emprestar” o nome da JSD deve ser encarada como “uma chamada de atenção e um apelo para um problema que está a afetar milhares de jovens” impedidos de praticar desporto. “Entre o oito e o oitenta existe um espaço de moderação”, acrescentou, esperando que o Governo e a DGS possam “garantir que as regras impostas às modalidades desportivas permitam a sua prática em segurança”, como neste momento já está a acontecer com os seniores.

Ainda segundo Alexandre Poço, caso não exista uma alteração das regras, a disponibilidade de recorrer ao estatuto jurídico de juventude partidária para assegurar a prática desportiva aos mais jovens levará a JSD a “reunir uma equipa de especialistas, com médicos, virologistas e especialistas em saúde desportiva” para estudar as melhores soluções.

Neste momento, a prática de desporto está vedada nos escalões de formação, pelo que os poucos atletas com idade de júnior ou de juvenil que têm competido oficialmente são aqueles que o fazem integrados em equipas de seniores dos respetivos clubes. Assim aconteceu já na Liga Revelação, destinada a sub-23, com vários futebolistas de 17 anos a competirem no fim-de-semana passado nas equipas do Benfica e do Sporting, entre outros clubes.

A JSD tem acusado o Governo de “grande insensibilidade” no que toca ao desporto jovem, tendo os deputados Alexandre Poço, Margarida Balseiro Lopes (ex-presidente da juventude partidária), Hugo Martins de Carvalho, Sofia Matos e André Neves entregue na Assembleia da República uma pergunta ao secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, sobre o “critério material que justifica a discriminação de milhares de jovens que ficam privados da sua prática desportiva”, as respostas do Governo “aos jovens portugueses praticantes de modalidades adaptadas” e o tipo de apoio aos clubes que, “estando maioritariamente dependentes dos escalões de formação, ficam privados de grande parte das suas fontes de receita”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.