[weglot_switcher]

Presidente da Moldávia visita Kiev após aprovação de estatuto de candidato dos dois países à UE

Sandu e Zelensky conversaram por telefone na semana passada, tendo discutido o processo de adesão à UE.
27 Junho 2022, 09h25

A presidente da Moldávia, Maia Sandu, chegou a Kiev esta segunda-feira, 27 de junho, para um encontro com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, na sequência da aprovação do estatuto de candidatos pela União Europeia (UE), segundo a agência de notícias “Interfax”.

Sandu e Zelensky conversaram por telefone na semana passada, tendo discutido o processo de adesão à UE e planeado a visita a Kiev.

Numa publicação no Twitter, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, confirmou o estatuto de candidato dos dois países, Moldávia e Ucrânia, à UE. “Acordo. O Conselho Europeu acaba de decidir dar o estatuto de candidato da UE à Ucrânia e à Moldova”, lê-se na publicação.

Também através do Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falou num “dia bom para a Europa”, saudando a aprovação dos líderes europeus.

O Parlamento da Moldávia fez chegar à União Europeia o pedido de admissão no dia 3 de março, seguindo as pisadas da Ucrânia e da Geórgia, tendo já apresentado, na semana passada, a primeira parte das respostas ao questionário da UE sobre a situação em vários sectores moldavos, comprometendo-se ainda a apresentar a segunda parte num futuro próximo.

O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse durante uma visita a Chișinău ontem, quarta-feira, que a Comissão Europeia prepararia um relatório sobre o grau de preparação da Moldávia, Ucrânia e Geórgia para aderir à UE até ao final de junho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.