[weglot_switcher]

Presidente da República operado “com sucesso” a duas hérnias inguinais

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, “foi hoje operado, com sucesso, a duas hérnias inguinais, no Hospital Forças Armadas, no Lumiar, em Lisboa”, anunciou a Presidência da República.
15 Dezembro 2021, 17h54

Marcelo Rebelo de Sousa deu entrada hoje no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, para ser submetida a esta cirurgia.

Na terça-feira, quando interpelado pelos jornalistas sobre a intervenção cirúrgica, no final de uma sessão na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o Presidente referiu que iria ocorrer “ao começo da tarde” de hoje.

No domingo, o Presidente da República precisou que seria “uma intervenção por laparoscopia, muito rápida e simples, mais rápida do que a operação à hérnia umbilical”, não encontrando por isso razão para ser substituído.

Em 18 de novembro, Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que iria ser operado a “uma pequena hérnia inguinal de oito centímetros”, prevendo “oito a dez dias de recuperação”, o que significa que as suas festas do Natal seriam “reduzidas ao mínimo”.

“É prudente, embora eu esteja muito bem, e por mim eu viveria com esta hérnia, mas é prudente evitar que ela estrangule, pequenina que seja. E, resumindo, imediatamente antes do Natal farei uma pequena intervenção”, declarou na altura.

Marcelo Rebelo de Sousa foi operado de urgência a uma hérnia umbilical, no dia 28 de dezembro de 2018, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, o que o obrigou a cancelar toda a sua agenda até ao final desse ano e a abrandar o ritmo nas semanas seguintes.

Em 30 de outubro de 2019, foi submetido a um cateterismo cardíaco, desta vez de forma programada, no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.